Crise amplia demanda por soluções de inteligência analítica

Segundo pesquisa, o mercado de Tecnologia da Informação cresce no país. Especialistas apontam a importância de soluções que melhorem o desempenho dos negócios e aumentem competitividade e eficiência, tanto no setor privado como no público.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2016, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC (International Data Corporation), mostra que o Mercado de TI no Brasil, incluindo hardware, software e serviços, aumentou 9,2% no ano passado, bem acima da média global de crescimento, que foi de 5,6%. Os resultados mantêm o Brasil na liderança de investimentos em Tecnologia da Informação na América Latina, com 45% dos investimentos da região, seguido por México (20%) e Colômbia (8%). O investimento total da América Latina soma US$ 133 bilhões.

Num período turbulento – política e economicamente – tais números podem até parecer surpreendentes, mas os analistas garantem que não. Antes da crise, as projeções indicavam um crescimento ainda maior, mas mesmo com o cenário não tão favorável a investimentos, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para atrair novos clientes, aumentar a competitividade e a eficiência.

Quando os investimentos são divididos por setor, o relatório aponta que o mercado de serviços de TI no Brasil registrou aumento de 8,2%, em relação a 2014, com investimento de U$ 14,3 bilhões, e o de software, cresceu 30,2%, com investimentos de U$ 12,3 bilhões. De acordo com levantamento da Gartner, o gasto mundial com tecnologia da informação em 2015 foi de US$ 7,7 trilhões. O setor bancário (tanto no Brasil quanto mundialmente) responde por 13% dos investimentos feitos em tecnologia da informação em 2015. Tradicionalmente, os bancos são pioneiros no investimento em tecnologias de inteligência ou computação cognitiva. Entretanto, análises baseadas na capacidade de computadores cruzarem grandes volumes de dados e gerarem respostas têm sido usadas em diversos segmentos, como no poder público.

Continua depois da publicidade

Para Fernando Perez de Britto, CEO da AISR, há uma demanda expressiva das empresas por soluções que tornem os processos de negócio mais rentáveis, eficientes e transparentes, sustentem competências distintivas e gerem novas oportunidades. Fernando cita como exemplo a iniciativa de responsabilidade social da empresa, o projeto Making Smart Cities, apresentado e disponibilizado globalmente na 3a. Conferência Mundial da ONU sobre Redução do Risco de Desastres (WCDRR – UNISDR) em Sendai.

O intuito da iniciativa é possibilitar que a cidade parceira faça uso de tecnologias analíticas para aprimorar sua resiliência (não só a  desastres naturais mas a qualquer tipo de risco urbano, por exemplo: pobreza,  criminalidade, abastecimento) considerando os impactos sociais,  econômicos e ambientais relacionados. 

O projeto piloto, apresentado na WCDRR em Sendai, é apoiado pela  Prefeitura de Campinas e pela campanha Making Cities Resilient da  UNISDR. O foco é na cidade de Campinas e em sua Região Metropolitana  composta por 20 cidades, abrange mais de 3.700 km2 e impacta em torno de 3 milhões de pessoas. O município é certificado pela ONU, desde 2013, como a primeira cidade brasileira a ser considerada modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes. Isso significa que o município está preparado para o atendimento em situações de desastre, minimizando os riscos e perdas para a população.

Fernando Perez de Britto explica que tornar os processos mais rentáveis e eficientes é uma demanda não apenas dos bancos ou governos, mas de todas as empresas, por isso soluções inteligentes sempre encontram espaço: “Deixar de investir em tecnologia é um risco maior, talvez a pior escolha para qualquer segmento”, analisa Fernando.

Sobre a AISR

A AI Systems Research – AISR (www.aisr.com.br) é uma empresa especializada em soluções e tecnologias relacionadas a inteligência analítica (analytics), big data, simulação, otimização e suporte à decisão para diversos segmentos. O conjunto de tecnologias e processos que compõe as soluções da AISR permite atender aos novos níveis de necessidade e sofisticação na forma como as organizações obtém, gerenciam, analisam e utilizam dados e informações. Incluindo simulação, otimização e suporte a atividades organizacionais, de planejamento, de produção e de projetos. 

Estas soluções visam tornar os processos de negócio mais rentáveis, eficientes e transparentes, sustentar competências distintivas e gerar novas oportunidades.

Com mais de 20 anos de especialização na área e com qualidade atestada, a AISR disponibiliza com sucesso soluções de impacto a clientes de diversos portes, incluindo líderes globais, no Brasil e no Exterior.

Algumas destas soluções tem impacto positivo na vida de milhões de pessoas e são reconhecidas por renomadas organizações internacionais.

Website: http://www.aisr.com.br/

Tópicos relacionados