Conheça o trabalho do advogado correspondente

Com a evolução do mercado de trabalho, novas oportunidades surgem, uma tendência profissional no mundo jurídico tem sido o advogado correspondente, que pode representar escritórios ou advogados de outras cidades. Pode ser uma boa opção para aumentar rendimentos ou adquirir experiência.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A carreira no Direito é considerada uma das mais prestigiadas em todo o mundo, além de possibilitar grandes oportunidades e altos ganhos profissionais. Muitos conseguem atingir o sucesso, seja trabalhando em escritórios, passando em concursos públicos e até mesmo ocupando cargos de promotores e juízes. Mas, essa não é a realidade para muitos profissionais da área de Direito.

Devido ao aumento descontrolado de cursos jurídicos nos últimos tempos, o mercado da advocacia ficou saturado, fazendo com que muitos profissionais, principalmente os recém-formandos, não consigam emprego ou mesmo tendo que se submeter a baixos salários oferecidos por escritórios.

E apesar de muitos investirem em qualificações através de pós-graduação e cursos de especialização, na maioria das vezes, em um mercado tão competitivo e que passa por crise, os esforços podem não surtir o efeito almejado. Por isso uma ótima opção é ser um correspondente jurídico ou advogado correspondente.

Continua depois da publicidade

O que é um advogado correspondente?

É o profissional que irá prestar serviços para escritórios de advocacia e empresas de outras comarcas, ou seja, em outras cidades ou mesmo estados. O advogado correspondente não é ligado ao processo ajuizado como representante direto dos clientes do escritório ou mesmo para a empresa, mas é um profissional apto a realizar trabalhos jurídicos em prol dos interesses dos mesmos, a partir de um ato de contratação pelo patrono original da causa.

Quais as vantagens?

Para atuar no mercado do Direito, o advogado precisa estar inscrito no Conselho Seccional da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. A partir desse inscrição, poderá atuar em todo o território brasileiro. As vantagens de atuar como um advogado correspondente são:

1. Estar mais apto e qualificado ao mercado de trabalho

Esse profissional pode auxiliar um escritório, empresa ou mesmo outro advogado com sede em outra cidade ou estado. Deste modo, irá trabalhar em atividades diversas como assessorias jurídicas, translado de documentos, diligências, acompanhamento de processos e muito mais. E com esse conhecimento adquirido, poderá atuar de forma crescente no mercado da sua região, assim divulgando o seu trabalho e ganhando reconhecimento profissional.

2. Alto ganho de experiência e aprendizado

Como advogado correspondente irá trabalhar muito em um determinado setor, que irá deixá-lo muito mais envolvido e também empenhado com todas as temáticas e doutrinas que definem aquela área de conhecimento. Sem dúvidas essa rotina irá ajudar a aumentar suas experiências, além de ampliar as noções, vivência e aprendizado nos campos de atuação.

3. Ampliação da rede de contatos

Através da advocacia correspondente é possível ampliar sua rede de contatos, ou seja, fazer um bom networking do seu trabalho. Lembre-se, estará em frequente contato com profissionais da área, além de vivenciar oportunidades de contatos relevantes a todo tempo. E quanto mais for conhecido como um profissional qualificado, mais clientes poderão ser conquistados! Isso porque escritório satisfeito com seus serviços podem divulgar seus trabalhos para outros advogados parceiros.

4. Aumento da renda

Caso já trabalhe na área de Direito e deseja uma remuneração extra, ser correspondente jurídico é uma ótima opção. Pois poderá prestar serviços para outros escritórios e advogados em suas horas livres, assim aumentando sua credibilidade, conhecimento e principalmente sua carteira de clientes. 

5. Flexibilidade nos horários de trabalho

Atuar nesse segmento traz muita flexibilidade nos horários de trabalho. Além de poder controlar o volume de serviços jurídicos e diligências que pretende cumprir ao longo do dia, sem que comprometa outras atividades do seu dia a dia. Sem dúvidas, é uma ótima contribuição para a sua carreira, além de muito conhecimento, credibilidade, reconhecimento e conforto para o seu bolso.

Não se esqueça, para ser um advogado correspondente é necessário muita versatilidade, cumprimento dos prazos, agilidade e proatividade!

E você, já pensou em ser um advogado correspondente? Deixe suas dúvidas e opiniões em nossos comentários!

A Tecno2 acaba de lançar o aplicativo, TecnoJURIS móvel que visa facilitar o dia a dia do meio jurídico. Através do aplicativo, é possível obter informações, diariamente, sobre o andamento de processos e ter excelente controle sobre prazos e tarefas a partir do seu Smartphone. Todas as informações de um processo são acessíveis de qualquer lugar, basta um serviço de internet (Wi-fi, 3G ou 4G).
Website: http://tecno2.com.br/tecnojurismovel/

Tópicos relacionados