Como criar inimigos e ganhar fãs para a sua marca

A nova tendência da comunicação é ser provocante para gerar mídia espontânea. O Acontecendo Aqui, portal de comunicação e marketing que é referência no sul do Brasil realiza a cobertura do Festival de Criatividade Cannes Lions, e apresenta as últimas tendências para o setor.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O seminário “Zen e a Arte em ser Provocativo”, que explorou o storytelling das marcas mais fortes da atualidade que quebraram regras e viralizaram diariamente através de um novo formato de comunicação.

“Muita gente não iria se importar se 74% das marcas desaparecessem para sempre” Maininfull Brands.

Recentemente, as empresas começaram a perceber a força do “Stunt” ou Marketing Provocativo, como uma arma poderosa para as suas estratégias de comunicação a fim de amplificar o alcance da mensagem.

Continua depois da publicidade

Donald Trump e a revolução na estratégia de Marketing Político

Vocês podem amar ou odiar Donald Trump, mas o empresário e candidato à presidência dos Estados Unidos revolucionou as técnicas ao fazer marketing político com provocação e originalidade. O que impressiona, realmente, é o resultado de sua ação de marketing político: Donaldo Trump consegue gerar milhões de dólares em mídia espontânea.

Veja o investimento dos políticos do partido de Trump na campanha para a presidência dos Estados Unidos, na primeira fase:
• Jeb Bush – U$ 82 milhões
• Marco Rubio – U$ 55 milhões
• Ted Cruz – U$ 22 milhões
• Donald Trump – U$ 10 milhões

Quem poderia reconhecer a imagem de Jeb Bush, Marco Rubio ou Ted Cruz, que são os outros candidatos à presidência dos Estados Unidos? Menos de 10% da audiência conseguiu identificar estes candidatos, mas quando se tratou da imagem de Donald Trump, ele era reconhecido com grande unanimidade.

A força da marca “Donald Trump” foi reconhecida e estudada com detalhes no telão do Teatro Lumiére, no Palais do Cannes Lions.
Mas o que representa de fato a unanimidade de Donald Trump?  Se formos falar em números, isso significa uma grande vantagem na corrida pela presidência. Donald Trump é capaz de gastar muito menos em sua campanha do que os outros candidatos e consegue gerar muito mais, ou seja, aproximadamente 2 bilhões de dólares em mídia espontânea.

“O “tagarela” Trump é a grande sensação da atualidade porque sabe como entreter as pessoas”, afirmou James Herring, sócio da empresa de comunicação Taylor Herring. Este novo formato de comunicação em marketing político é um experimento sensacional e podemos concluir que nada pode ser comparado a uma má publicidade, como é a de Donald Trump, mas que funciona muito bem. 

Pare de interromper e comece a entreter

Donald Trump está se tornando um mestre na arte de entreter. Podemos comparar um pouco com a técnica usada pelo Tiririca em sua campanha para Deputado Federal, sendo um dos candidatos mais votados no Brasil.

Atuar com provocação é o formato que transforma algo irritante e cansativo na campanha política em algo divertido, que as pessoas se interessam e compartilham.

A estratégia de Donald Trump em ser irreverente e provocativo não é nenhuma lição nova de marketing. Esta técnica vem sido utilizada ao longo dos anos e pode ser apresentada com vários exemplos.

5 marcas com a maior geração de mídia espontânea da atualidade
• Pornhub – Site pornô que apresenta uma comunicação inovadora numa área que é difícil e não tão segura para trabalhar e com um conteúdo complicado para ser compartilhado nas mídias sociais. 
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=jb32Ego033o
https://www.youtube.com/watch?v=RzjeAaLbM5k

• Redbull –  O energético produz vários vídeos desafiadores, que possuem mais de um bilhão de visitas no canal do Youtube. 
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=p7o77ZMinRY

• Ikea – A marca sueca de móveis revoluciona com uma comunicação moderna criando relevância com o produto junto aos consumidores. Salas de cinema que se transformam num quarto e substituindo as cadeiras por camas confortáveis.
 Vídeo: https://vimeo.com/114013525

• Airbnb – O portal de acomodações para viajantes produziu várias narrativas de storytelling que foram repercutidas e compartilhadas na web. Como o quarto que representou um quadro do Van Gogh, O Iglo por $200 que foi criado em Nova York e um quarto submerso que foi criado num aquário com tubarões. https://www.airbnb.com/night-at/shark-aquarium?show_survey=3& 

• Uber –  O aplicativo de transporte privado criou uma campanha onde os usuários poderiam “bombardear” os amigos e enviar uma banda de Mariachi do México para tocar música na casa deles. https://newsroom.uber.com/us-california/on-demand-mariachi-fiestas/
 
“E se a sua empresa pudesse dedicar 10% da verba publicitária para construir coisas mágicas, o que você faria? “, perguntou Herring. 40% da verba investida em publicidade nos Estados Unidos são de empresas que não existiam há 15 anos, e comprova que as mudanças ocorrem constantemente.
O grande desafio das marcas é usar a publicidade para romper barreiras e as empresas precisam produzir coisas engraçadas e relevantes para ganhar mídia espontânea com o público ao invés deles clicarem no botão “ignore este anúncio”.
 
Técnicas antigas que provocaram e deram resultado no passado e presente

1- Brigite Bardot – A foto provocativa em 1953, de biquíni na praia de Cannes fez com que a atriz ganhasse muita publicidade gratuita e ajudou a alavancar a sua carreira de modelo.

2- Filme do Borat – Com seu esquisito traje de banho na praia para promover seu novo filme.

3- Operários de uma construção em Manhatam na hora do lanche – A foto causou polêmica ao redor do mundo e foi provocante.

4- Lançamento da Virgin Airline – Com Richard Branson, como comissário de bordo distribuindo bebidas aos passageiros.

5- Urso Polar nas ruas de Londres – Campanha provocante pela empresa Sky Atlantic e que repercutiu bastante.

O festival Cannes Lions acontece de 18 a 25 de junho. Acompanhe a cobertura no http://www.acontecendoaqui.com.br/cannes-2016/

Website: http://www.acontecendoaqui.com.br

Tópicos relacionados