Capacitação de profissionais para atuação em Atmosferas Explosivas é um dos destaques do Conaend&IEV 2016

O 2º Encontro Anual sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas coloca em foco um assunto de extrema importância como medida de segurança em trabalhos dessa natureza: a capacitação de profissionais como fator de confiabilidade no segmento. O evento será uma das atrações do ConaEnd&IEV 2016 (Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), de 22 a 25 de agosto em São Paulo.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O 2º Encontro Anual sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas coloca em foco um assunto de extrema importância como medida de segurança em trabalhos dessa natureza: a capacitação de profissionais como fator de confiabilidade no segmento. O evento será uma das atrações do ConaEnd&IEV 2016 (Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), de 22 a 25 de agosto em São Paulo, voltado a estabelecer uma sinergia entre a comunidade técnica e a Indústria, divulgando novos produtos e serviços capazes de aumentar a produtividade, reduzir riscos de acidentes e, consequentemente, minimizar os custos. Lembrando que o congresso é promovido pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi).

De forma geral, o objetivo do encontro sobre Atmosferas Explosivas é o de proporcionar um panorama geral dos problemas existentes e das soluções disponíveis nas áreas relacionadas com o tema “Ex”. O público terá acesso às boas práticas da área recomendadas pelos OPCs (Organismos de Certificação de Pessoas) e às ações gerais de certificação tanto de pessoas como de empresas e equipamentos, abordando projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos.

Entre os destaques do dia, marcado para 25 de agosto, está a 1ª Competição Prática de Inspeção Visual Ex 007, proporcionando aos participantes a oportunidade de avaliar seus conhecimentos, identificando, por escrito, as eventuais “”não conformidades”” numa réplica de uma instalação industrial contendo gases inflamáveis e poeiras combustíveis.
Outro momento importante será a “”Autoavaliação de Conhecimentos “”Ex”” on-line, quando os competidores terão 20 minutos para responder 30 questões de múltipla escolha.

Continua depois da publicidade

Conheça, abaixo, o restante da programação:
Horários 25 de agosto de 2016
10h às 10h40min

Palestra 1 – O sistema de certificação de Competências Pessoais “Ex”
Helio Rodrigues -Abendi
10h40min às 11h20min

Palestra 2 – O sistema de certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”: Projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo “Ex”
Roberval Bulgarelli – Petrobras
11h20min às 12h

Palestra 3 – Requisitos de certificação “Ex” para o Ciclo Total de Vida das Instalações contendo Atmosferas Explosivas
Dácio de Miranda Jordão – IEx Consultoria em Instalações Elétricas Especializadas
12h às 12h20min 20 minutos para debates
12h20min às 13h Intervalo para Almoço
13h às 14h Visitação da Exposição e continuidade da Competição de Inspeção Visual “Ex 007”
14h às 14h40min

Palestra 4 – Experiências em Certificação de Oficinas de Serviços de Reparo “Ex”
Marcel Barreira de Souza – WEG Equipamentos Elétricos
14h40min às 16h30min

Mesa Redonda para esclarecimentos gerais de perguntas a serem feitas pela plateia sobre o tema “Ex”
Presença dos quatro palestrantes
16h às 16h30 Coffee Break
16h30 às 16h50min

Continuidade da Competição de Inspeção Visual “Ex 007”
Encerramento e premiação junto com as demais atividades do evento

Sobre a Abendi – Voltada à difusão das atividades de Inspeção e Ensaios Não Destrutivos (ENDs), preservando a vida e o meio ambiente, a Abendi mantém parcerias com entidades e empresas para disseminar o uso de ENDs, técnicas indispensáveis na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Entre elas estão a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Petrobras, o Senai, Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET/BA, entre outras. Além disso, a associação também possui acordos e convênios de cooperação técnica com instituições dos seguintes países: Alemanha – DGZfP, Argentina – AAENDE, Austrália – AINDT, Áustria – OgfZP, Bélgica – BANT, Canadá – CSNDT, China – ROCSNT, Coréia do Sul – KSNT, Espanha – AEND, Estados Unidos – ASNT, França – COFREND, Hungria – GTE, Índia – ISNT, Inglaterra – BInstNDT, Itália – AIPnD, Jamaica – JSNDT, Japão – JSNDI, Noruega – NSNDT, Romênia – AroEnd, Rússia – RSNTTD, Uruguai – AENDUR e Venezuela – ASOVEND.

A Abendi também é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como Organismo de Certificação de Pessoal – OPC-002, conforme a Norma ISO 17024, para a qualificação e certificação de pessoal em END, baseada nos critérios da Norma ISO 9712. Credenciada, desde 2003, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Organismo de Normalização Setorial (ONS-58), para a elaboração de normas de END; e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para trabalhar como instituição de Pesquisa & Desenvolvimento P&D, nas áreas de interesse da indústria petrolífera e também é acreditada pela ANP desde 2013 como Certificadora de Conteúdo Local.

A associação ainda é reconhecida como Entidade Tecnológica Setorial (ETS), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a gestão tecnológica na área de END e pela European Federation for NDT (EFNDT), por meio do Mutual Recognition Agreement (MRA). Desde 2006, é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça, que possibilita receber doações de empresas, dedutíveis do lucro operacional; desenvolver projetos do interesse do setor público; ações de formação e capacitação de pessoas; e a chance de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela secretaria da Receita Federal.

Informações à imprensa:
Alexandra Alves
Tel: (011) 5586-3170 / 98300-4837
Email: alexandraalves@abendi.org.br

Tópicos relacionados