Bacharelado ou tecnólogo, como escolher?

*Por Célio Antunes, presidente-fundador do Grupo Impacta

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Escolher uma carreira não é fácil. Há muitos aspectos que devem ser levados em consideração quando chega a hora de decidir o curso ideal. Primeiramente, é importante pesquisar a respeito das profissões, o mercado de trabalho e fazer uma autorreflexão relacionando a área com sua vida e personalidade.

Muitos estudantes têm dúvidas a respeito dos cursos de bacharelado e tecnólogo. Apesar de muitos não saberem, o tecnólogo é um curso superior, porém, sua duração é um pouco menor do que um curso convencional de bacharelado, variando entre dois e três anos.

Esse tipo de formação tem um cunho mais prático. Para quem quer trabalhar, por exemplo, com o tratamento de resíduos sólidos, é mais eficaz procurar um tecnólogo a um bacharelado em biologia, no qual o estudante teria no mínimo quatro anos de graduação e, provavelmente, mais dois anos de pós-graduação para se especializar na área.

Continua depois da publicidade

Os cursos tecnólogos também são bons para quem está inserido em alguma área específica e quer obter a formação superior. Nos últimos anos, o mercado criou nichos que só os tecnólogos conseguem ocupar graças à sua flexibilidade, como na área de tecnologia e jogos digitais, por exemplo.

Já a graduação no estilo bacharelado possui cursos mais abrangentes, que abordam uma ampla variedade de assuntos e o aluno adquire um conhecimento amplo em diversas áreas. Há alguns cursos que oferecem habilitações como, por exemplo, a formação em Comunicação Social, que permite optar por Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda.

Além disso, existe também o bacharelado interdisciplinar, onde o interessado escolhe uma área de atuação e não um curso. Por exemplo, em vez de optar por Medicina, o estudante escolheria a área da saúde. Nessa modalidade, é possível eleger as matérias de uma forma mais generalizada, deixando a escolha profissional definitiva para o final do curso.

Continua depois da publicidade

Na hora de escolher entre a formação em um curso de tecnólogo e bacharel, é imprescindível procurar mais informações sobre cada tipo de curso, analisar seus prós e contras e aplicação e afinidade com sua vida.

* Célio Antunes é presidente-fundador do Grupo Impacta, referência nas áreas de Gestão, Design, Mercado Digital e TI, e autor do livro “Carreira 360 Graus”

Tópicos relacionados