Aplicativo Oktoplus permite controlar todos os seus programas de fidelidade e milhas aéreas em um só lugar

Gratuita, a ferramenta auxilia o usuário a gerenciar seus programas de fidelidade e utilizar seus pontos de modo inteligente.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Criada em junho de 2013 pelo empreendedor Bruno Nissental com a ideia de simplificar e tornar mais prazerosos os programas de fidelidade, programas de pontos e milhas aéreas , a startup catarinense Oktoplus desenvolveu uma ferramenta capaz de reunir em um único local as informações dos programas de pontos e de milhas disponíveis no Brasil – e alguns do exterior. O objetivo é simplificar a gestão, o uso e o planejamento dos pontos pelos usuários.

A ferramenta de gerenciamento de programas de fidelidade da Oktoplus proporciona a facilidade de controlar em tempo real as informações sobre saldos, extratos, resgates, pontos a vencer e regras e particularidades de cada programa. O usuário também recebe alertas de pontos a expirar e dicas da melhor maneira de utilizá-los. É possível, ainda, buscar e comparar passagens em pontos e em dinheiro nas principais companhias aéreas e programas de cartões de crédito. O app também conta com uma vitrine de sugestões com diversos produtos que podem ser resgatados utilizando os pontos e milhas. Já são mais de 45 programas conectados e 3 bilhões de pontos dos usuários cadastrados gerenciados pela Oktoplus.

De acordo com uma declaração feita por Roberto Medeiros, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), ao Jornal do Comércio em 2015, o setor de programas de fidelidade cresce no Brasil, mas ainda está distante de países consolidados, como Inglaterra e Canadá, onde a fidelidade atinge 35% da população. Estima-se que apenas 15% da população brasileira economicamente ativa utilizam esses serviços. Para ter uma ideia da dimensão deste mercado, a Multiplus (também presidida por Medeiros e ligada à TAM) e a Smiles (ligada à Gol) são hoje mais valiosas do que as próprias companhias aéreas às quais estão vinculadas, conforme dados da BM&FBovespa.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a complexidade de gestão de um grande número de programas de fidelidade e a falta de conhecimento sobre as regras e particularidades do uso dos pontos representa a principal barreira que faz com que muitas pessoas desistam de participar e abandonem seus pontos. O reflexo disso são os elevados números de inatividade e a grande quantidade de pontos expirando. No ano de 2010, o Banco Central fez um levantamento dos programas de fidelidade de cartões de crédito e descobriu que 100 bilhões de pontos deixam de ser utilizados por ano, o equivalente a 5 milhões de passagens aéreas entre o Brasil e qualquer destino da América do Sul.

Pontos de programas de fidelidade são moedas virtuais que precisam ser valorizadas e administradas, e a crise econômica fez com que muitas pessoas começassem a prestar mais atenção nesse “porquinho” de moedas virtuais. A Oktoplus aparece como uma solução para que os usuários consigam aproveitar seus pontos de maneira mais simplificada e inteligente. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS .

Website: https://www.oktoplus.com.br

Tópicos relacionados