Albatroz na Escola chega à cidade de São Paulo

O Programa de Educação Marinha “Albatroz na Escola“ está alçando novos voos. De maio a junho deste ano, as inscrições estão abertas para escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. A Gincana Albatroz “Navegando no Mundo das Aves Marinhas” é totalmente gratuita e busca por meio de um quiz dinâmico e interativo, sensibilizar jovens para a conservação marinha.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Programa de Educação Marinha “Albatroz na Escola” está alçando novos voos. De maio a junho deste ano, as inscrições estão abertas para escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. A Gincana Albatroz “Navegando no Mundo das Aves Marinhas” é totalmente gratuita e busca por meio de um quiz dinâmico e interativo, sensibilizar jovens para a conservação marinha. O público-alvo são alunos do Ensino Fundamental II e Médio e o programa será realizado com as escolas cadastradas até o final do ano.

Durante o jogo de perguntas e respostas são exibidas as animações Albatrupe, que é uma criação do Projeto Albatroz, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os personagens foram inspirados nas características das aves, com personalidades que se aproximam de seu comportamento biológico.

O “Albatroz na Escola”, desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, é realizado desde 2011 e já passou pela Baixada Santista, Rio de Janeiro (capital), Cabo Frio (RJ), Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Itaipava (ES). Havendo interesse das escolas e professores da capital paulista, o contato pode ser feito pelos e-mails cranieri@projetoalbatroz.org.br ou estange@projetoalbatroz.org.br.

Continua depois da publicidade

Animações Albatrupe

Os vídeos que são exibidos na Gincana Albatroz também estão disponíveis para cinemas, entre outros espaços exibidores de forma gratuita. As aventuras dos personagens Téo, Fred, Alba, Judith, Tina, Tristão e Sophia explicam como são as medidas de mitigação para evitar a captura de albatrozes e petréis, suas características biológicas, o problema do lixo nos oceanos, entre outros temas. A produção é da LightStar Studios, que já participou da elaboração de ‘A Era do Gelo’, ‘Mulan’, ‘Snoopy’ e ‘Asterix’. As animações Albatrupe são dez vídeos de um minuto cada, e foram lançadas durante o Festival Albatroz Socioambiental e publicadas no canal do Youtube do Projeto Albatroz.

Projeto Albatroz

Nascido em 1990, em Santos (SP), o Projeto Albatroz atua com o objetivo de reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção. Atualmente, além da base em Santos (SP), opera também em Itajaí (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ). Albatrozes e petréis sofrem especialmente devido à interação com espinhel pelágico, técnica de pesca industrial praticada em alto-mar para capturar peixes grandes como atuns, espadartes (meca) e tubarões. Ao tentarem comer as iscas lançadas ao mar, as aves ficam presas aos anzóis e morrem afogadas.

O Projeto Albatroz, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores para proteger os albatrozes e petréis, ao mesmo tempo em que colabora com a conservação da biodiversidade marinha. Suas principais linhas de ação são o desenvolvimento de pesquisas – que servem, entre outras coisas, para subsidiar políticas públicas (nacionais e internacionais)-, e a promoção de ações de educação ambiental junto às escolas, pescadores e ao público em geral.

Serviço:

Atividade: Gincana Albatroz “Navegando no Mundo das Aves Marinhas
Inscrições: Gratuitas
Período: Maio a junho de 2016
Público Alvo: Alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental II e Médio
Local: São Paulo – SP

Contato:

Jéssica Branco – jbranco@projetoalbatroz.org.br
Leonar Franco – comunicação@projetoalbatroz.org.br
Telefone: (13) 3324-6008 ou (13) 99716-9888

Website: http://projetoalbatroz.org.br/

Tópicos relacionados