Airsoft vs Paintball, quais as diferenças

Airsoft e Paintball são esportes muito conhecidos no Brasil, apesar de muito semelhantes existem algumas particularidades que poucos conhecem que no final, tornam uma modalidade bem distinta na outra.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Airsoft e Paintball são esportes muito conhecidos no Brasil, apesar de muito semelhantes existem algumas particularidades que poucos conhecem que no final, tornam uma modalidade bem distinta na outra.

Definição

Por definição o Airsoft se baseia em simulações militares de combate permitido ser praticado por maiores de 18 anos, onde os objetivos variam conforme o estilo da partida. Os objetivos podem ser: eliminação de adversários, resgate de reféns ou conquista de territórios. Conforme o estilo da partida e cenário em que há disputa é necessário desenvolver táticas distintas para surpreender o adversário.

Continua depois da publicidade

O paintball é um esporte definido praticamente como uma brincadeira, pois tanto crianças e adultos podem praticá-lo, porém, há a versão profissional do esporte com disputa em campeonatos.

A disputa do paintball é dividida em modalidades, a mais conhecida é a Speed-Ball, onde não há necessidade de definir uma estratégia e sim, focar em eliminações dos jogadores do time adversário e capturar a bandeira.

Já no profissional é posto em pratica as regras do paintball cenário, semelhante ao Airsoft, porém com mudanças na questão principalmente dos equipamentos usados.

Armas

Em questão das armas os esportes se diferenciam conforme os seus objetivos. O Airsoft preza pela riqueza dos detalhes, começando pelas armas. Os praticantes devem seguir uma series de normas para legalizar o porte e utilização delas. Por exemplo, no momento do transporte é necessário que, o mesmo esteja com a nota fiscal de compra, a ponta da arma pintada com a cor laranja ou vermelha, a arma desmontada e dentro de uma mala ou caixa para transporte. Quanto a funcionamento elas são separadas em três tipos e são definidos por modo de disparo: existe a elétrica ou (AEG) mais indicas para iniciantes, a gás ou GBB (Gas Blowback) e por último as que funcionam com pressão manual de mola.

No paintball as armas são denominadas como marcadores e tem o seu funcionamento a partir de um sistema com propulsão a base de gás carbônico ou ar comprimido. O diferencial entre as duas são: o alcance dos tiros e o som produzido por eles, o realismo do Airsoft é maior.

Locais de disputa

O Airsoft geralmente é praticado em locais como campos, florestas, galpões ou locais abertos, para que o trabalho em equipe e tática esteja postos em prova. As áreas de combate mais detalhadas são um dos principais fatores para deixar a partida mais emocionante e complexa.

No paintball a partida é disputada em arenas planas preenchidas com diferentes obstáculos, como barris, tonéis, carretilhas, e objetos infláveis.

Sobre a Qg Airsoft

Os praticantes de airsoft no Brasil podem contar com a QG Airsoft para comprar produtos especializados e de acordo com a lei nacional. Para conferir o amplo estoque de produtos, basta acessar a loja virtual da QG Airsoft ou visitar a loja física em Piracicaba, São Paulo.

Website: https://www.qgairsoft.com.br

Tópicos relacionados