A humanização de marca: saiba mais sobre esta tendência

Como as grandes marcas estão criando ações humanizadas com estratégias de Comunicação e do Marketing

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A humanização de marca é a principal tendência na comunicação e vem modificando a maneira das empresas se relacionarem com seus clientes, proporcionando aproximação e interação e a razão, segundo Nick Law, vice-chairman da R/GA é que “Em nossa era, as pessoas se interessam por histórias de pessoas. O público se interessa por uma marca quando ela diz algo que ele gostaria de poder dizer”.

Mas como humanizar uma marca? Leia este nosso post e descubra um pouco mais sobre este tema que é considerado a tendência do século XXI.

A humanização de marca:
Muito além da criação de uma mascote, personagem ou adoção de um garoto propaganda, a humanização deve se basear em um relacionamento de troca entre a empresa e o consumidor e, para realmente funcionar, a empresa deve investigar a fundo quem são, o que fazem, do que gostam, quais são seus sonhos, pois assim como em um relacionamento, devemos primeiramente conhecer nosso par.

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É importante destacar que estar presente em todas as redes sociais e adotar respostas padrões não são, nem de longe, uma estratégia de humanização. O conceito que este posicionamento de marca carrega é bem mais amplo, visando a identificação do consumidor com a marca que, por sua vez, busca despertar sensações e sentimentos neles.

Adotando a humanização em sua empresa:
Esta estratégia de comunicação e relacionamento (assim como qualquer outra) deve ser acompanhada de perto por profissionais devidamente capacitados para executá-la, pois as redes sociais não costumam ser gentis com quem erra e o que tinha por objetivo aproximar e gerar laços, acaba por afastar e destruir.
Para que ela funcione, deve-se preparar sua equipe, alinhar o discurso e, principalmente, internalizar este espírito em toda a equipe, das vendas às mídias sociais, deixando-os a par das novidades e tendências, aproveitando ao máximo seus conhecimentos e suas histórias.

Contando uma história:
O principal objetivo da humanização é mexer com os sentimentos das pessoas e, para isso, uma das principais ferramentas que podem ser utilizadas é o storytelling (arte de contar histórias) sejam elas reais ou fictícias, mas que devem trazer a emoção e gerar a identificação de seu público.

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Segundo uma pesquisa realizada pela FastCompany, a distribuição de conteúdo em vídeo aumenta em até 65% o engajamento dos consumidores, gerando leads. Apostar em vídeos para a criação de um storytelling é uma grande oportunidade de fazer com que sua empresa ganhe a atenção de seus consumidores, proporcionando novas oportunidades de negócios.

Um bom exemplo é o vídeo que a agência SATO7 produziu, em conjunto com a produtora NOZES, para o dia dos namorados. O vídeo apresenta a história de um vendedor de flores que se apaixona pela filha do dono de um bar, porém é humilhado por ele por ser humilde e afirma que sua filha jamais se envolveria com ele.

O vídeo traz uma mensagem de que não se deve subjugar qualquer pessoa, contextualizando com o atual cenário socioeconômico brasileiro, o que gerou identificação das pessoas com a história, garantindo grandes resultados. Em apenas 72 horas no facebook, foram mais de 176 mil visualizações, 3700 compartilhamentos e alcançou 443 mil pessoas (quase meio milhão) com esta mensagem.

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Segundo o diretor da SATO7, Shoiti Sato, ele fez esta ação para o dia dos namorados, com o intuito de provar aos clientes da agência que hoje existe um modelo estratégico de ação onde a marca consegue agir como “não marca” e atrair mais leads para dentro da sua empresa. Ele ainda mencionou, imagine uma floricultura on-line que atende em todo o Brasil lançar um vídeo como este. Fica a dica!

Website: http://www.sato7.com.br

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