XP Inc. compra participação na gestora Giant Steps, especializada em fundos quantitativos

A gestora, que tem cerca de R$ 7 bilhões sob gestão, pretende acelerar seus planos de expansão nacional e internacional

Equipe InfoMoney

(scyther5/Getty Images)

SÃO PAULO – A XP Inc. anunciou hoje a aquisição de uma participação minoritária na gestora Giant Steps. Especializada em fundos quantitativos, a Giant tem cerca de R$ 7 bilhões sob gestão e é líder nesse segmento no Brasil.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a entrada da XP, a Giant deverá acelerar os planos de expansão nacional e internacional, ampliando o portfólio de produtos com a criação de novas estratégias, informa um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

Apoiando-se no acesso internacional da XP, a gestora espera abrir filiais fora do Brasil e acelerar as contratações de talentos de outros países.

O comunicado lembra que o mercado de fundos quantitativos vem apresentando altas taxas de crescimento nos últimos anos. Atualmente, oito das dez maiores gestoras do mundo seguem essa estratégia, que representa mais de 30% do total de gestão nos Estados Unidos.

No Brasil, porém, esse segmento responde por menos de 2% do total de patrimônio em fundos, segundo o informe.

“Essa parceria coloca a XP ao lado de uma das gestoras mais inovadoras do país, que vem gerando resultados robustos nos últimos anos para os seus clientes por meio do uso intensivo de tecnologia. Isso, aliado a um time excepcional, posiciona a Giant Steps como o principal player desse mercado em franco crescimento”, afirma Gustavo Pires, sócio da XP Inc.

“Com o aporte que recebemos e o apoio da XP, vamos acelerar ainda mais nossos investimentos nas frentes que acreditamos ser as maiores fontes de vantagem competitiva: pessoas, ampliação da infraestrutura tecnológica e aquisição/desenvolvimento de dados alternativos (que vão desde análise de sentimento no Twitter até processamento de imagens e vídeos)”, afirmou Flavio Terni, um dos sócios fundadores da Giant Steps.

O Giant Zarathustra, fundo flagship da casa, registra desde 2012 um retorno absoluto de 290%, frente a 110% do CDI. O portfólio da empresa conta ainda com o fundo Giant Sigma, que rendeu 33% desde 2018, enquanto o CDI ficou em 13%.

Além disso, a empresa já anunciou o lançamento ainda neste semestre de um fundo de ações baseado em dados alternativos e um fundo de criptoativos, o primeiro do mercado brasileiro que terá o Bitcoin (BTC) como benchmark.

“Em um mundo onde a velocidade de transação de ordens é inferior a 0,000001 segundo e a criação de informação diária é infinitamente superior à capacidade humana de absorção, se recusar a incorporar tecnologia no processo de investimento é fechar os olhos para a evolução dos mercados. Como exemplo, operar em mercados internacionais em 2021 sem utilizar técnicas de machine learning para processamento de dados é o mesmo que tentar calcular o preço justo de uma empresa usando papel e caneta”, disse Terni.

A Giant Steps tem uma equipe de quase 50 pessoas, composta por PhD e MDs das áreas de matemática, engenharia, computação. O comunicado informa que a governança e a independência das companhias seguem

Invista nos melhores fundos com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP!