Onde investir na renda fixa em outubro? Confira as debêntures, títulos públicos e CDBs recomendados

Lista tem papéis emitidos por empresas como Marfrig, C6, Rede D'Or e Assaí

Leonardo Guimarães

Publicidade

O mercado financeiro vive momento complexo em outubro. Enquanto a taxa básica de juros do Brasil está em queda, ainda há muita incerteza sobre o futuro da política monetária dos Estados Unidos. Nesse contexto, qualquer movimento na carteira de investimentos precisa ser amplamente estudado.

As carteiras recomendadas de bancos e corretoras podem ser boas referências para os negócios de outubro. Nos títulos públicos, os pós-fixados seguem sendo recomendados, mesmo enquanto a Selic cai – e arrasta para baixo, aos poucos, os rendimentos desses papéis. Nos prefixados, a recomendação é ter cautela e evitar vencimentos longos.

Já as recomendações de títulos de crédito privado são dominadas por papéis isentos de Imposto de Renda, que caem cada vez mais nas graças de investidores e instituições financeiras.

Títulos públicos

Os títulos pós-fixados estão nas carteiras de Itaú BBA e XP. Mesmo com os juros em queda, os papéis do Tesouro Selic ainda são indicados, já que a taxa básica de juros segue alta e há muita incerteza no cenário de longo prazo. Os pós-fixados são considerados ideais para reserva de emergência ou para aquele dinheiro que está separado no aguardo de uma oportunidade.

Para os títulos atrelados à inflação, a recomendação é alongar a duração dos papéis. O título mais curto do Tesouro IPCA+ a aparecer nas recomendações tem vencimento em 2032. A justificativa está na redução gradual da inflação no Brasil e no mundo, que “reduz o apetite para grandes posições em títulos atrelados à inflação de curto prazo”, como explica Lucas Queiroz, estrategista de renda fixa para pessoa física do Itaú BBA.

O especialista, porém, diz que os papéis curtos podem ter função defensiva no portfólio e que podem ser acrescentados a carteiras que já tenham ativos de risco elevado.

Continua depois da publicidade

Já o Tesouro Prefixado 2026 tem peso reduzido na carteira do Itaú, que enxerga riscos na precificação do papel considerando o ritmo de cortes da Selic, que tende a permanecer em 0,5 ponto percentual.

Confira as recomendações de XP, Santander e Itaú BBA para o investimento em títulos públicos em outubro:

Ativo Rentabilidade anual Recomendação
Tesouro Selic 2026 Selic + 0,02% Itaú BBA e XP
Tesouro Prefixado 2026 10,95% Itaú BBA
Tesouro IPCA+ 2032 IPCA + 5,74% XP
Tesouro IPCA+ 2035 IPCA + 5,81% Santander

Crédito privado

Os títulos incentivados dominam a lista de recomendações de debêntures, CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), CRIs (Certifcados de Recebíveis Imobiliários) e CDBs (Certificados de Depósito Bancário). Eles são isentos de Imposto de Renda para incentivar investimentos em setores importantes da economia brasileira.

Ao recomendar um CRA da Marfrig, a XP destaca a escala e diversificação geográfica da empresa, que tem operações nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile. Como ponto de atenção, o relatório assinado por Camilla Dolle, Mayara Rodrigues e Natalia Moura destaca a exposição da empresa à variação dos preços de commodities e questões sanitárias, que costumam impor dificuldades nas exportações.

A análise, vale lembrar, foi realizada antes da disparada do petróleo na esteira do conflito entre Israel e o Hamas.

Um CRI da Rede D’Or é o representante da área da saúde na lista de recomendações. A XP argumenta que a companhia tem “histórico de sólida geração de caixa e recuperação das margens dos hospitais” e também deve ser beneficiada pelo envelhecimento da população.

Continua depois da publicidade

A XP ainda recomenda – novamente – um CDB do Banco C6. O JP Morgan aumentou, recentemente, sua participação na fintech para 46%, fator que gera confiança do mercado na instituição.

Confira as recomendações de XP e Itaú BBA para o investimento em renda fixa privada em outubro:

Ativo Emissor Rentabilidade anual Vencimento Recomendação
CRA 02200C6Y Marfrig IPCA + 7,03% (isento) out/29 XP
CRI 23H0027404 Rede D’Or IPCA + 6,35% (isento) ago/33 XP
CRA 0230012X CMMA (Vale do Portal) CDI + 1,80% (isento) fev/31 XP
CRI 23F2455004 Assaí 10,60% (isento) jul/27 XP
Debênture ENEV18 Eneva IPCA + 6,05% (isento) jul/32 XP
Debênture CEAP12 CEA (Equatorial) IPCA + 6,35% (isento) jul/30 XP
Debênture CART12 CART IPCA + 6,95% (isento) dez/24 Itaú BBA
Debênture RUMOB3 Rumo IPCA + 6,54% (isento) out/29 Itaú BBA
Debênture CBAN72 Rota dos Bandeirantes IPCA + 7,37% (isento) jul/34 Itaú BBA
Debênture CBAN12 Rota dos Bandeirantes IPCA + 7,27% (isento) jul/34 Itaú BBA
Debênture CMIN22 CSN Mineração IPCA + 7,62% (isento) jul/37 Itaú BBA
CDB Banco C6 0,13 out/26 XP
CDB Facta Financeira 117% do CDI out/25 XP