Renda fixa

Tesouro Direto: operações são novamente suspensas após breve reabertura; taxas disparam

Antes da interrupção, títulos indexados à inflação estavam em alta e ofereciam prêmios nos mesmos patamares encontrados em junho de 2019

arrow_forwardMais sobre
“Shutterstock”

SÃO PAULO – Em meio ao aumento de aversão a risco nos mercados, com o anúncio de pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Tesouro Direto suspendeu pela segunda vez nesta quarta-feira (11) a negociação dos títulos públicos, após apresentarem forte alta. A primeira interrupção durou das 15h às 17h, e a segunda teve início por volta das 17h30.

Ao InfoMoney, o Tesouro informou que, dado o horário desta última suspensão, o programa deve voltar a operar apenas amanhã.

Antes da interrupção, as taxas dos títulos indexados à inflação estavam em alta e voltavam a oferecer prêmios nos mesmos patamares encontrados em junho de 2019. É o caso dos papéis com prazos em 2035 e 2045, que pagavam nesta tarde uma taxa anual de 3,94%, ante 3,68% a.a. ontem.

A disparada nas rentabilidades também era encontrada entre os títulos prefixados, com taxas de quase 8% ao ano, caso do Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031, cujo retorno subia de 7,35% para 7,99% ao ano.

Já o prêmio oferecido pelo Tesouro Prefixado 2026 avançava de 6,58% para 7,20% ao ano.

Na continuação da crise, o Ibovespa acionou hoje, pela segunda vez na semana, o “circuit breaker“, após uma nova queda de mais de 10% durante o pregão. Reaberta, a Bolsa seguiu operando no vermelho e fechou com queda de 7,64%, aos 85.171 pontos, no menor patamar desde dezembro. Já o dólar teve alta de 1,6%, a R$ 4,72.

Confira, a seguir, os preços e as taxas dos títulos antes da suspensão das negociações:

Fonte: Tesouro Direto

Entenda a suspensão

As suspensões das operações no Tesouro Direto têm como objetivo garantir que as transações sejam sempre realizadas a taxas justas, alinhadas às taxas praticadas no mercado secundário.

Quando se verifica forte volatilidade no mercado, com aumentos ou quedas bruscas nos preços dos títulos públicos, o Tesouro Direto suspende temporariamente as vendas e compras para evitar que o investidor feche transações a um preço que possa ficar rapidamente defasado.

Saia da poupança e faça seu dinheiro render mais: abra uma conta gratuita na Rico