Tesouro Direto: taxas de prefixados têm leve alta em dia de feriado nos EUA e divulgação da ata do BCE

Sem a referência do mercado americano, movimento dos juros é tímido no início da sessão

Leonardo Guimarães

Fachada do Banco Central Europeu (Shutterstock)

Publicidade

As taxas dos títulos públicos de renda fixa operam em leve alta nesta quinta-feira (23). O dia é marcado pelo feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, por isso as atenções se voltam para a Europa.

Mais cedo, o Banco Central Europeu (BCE) divulgou a ata da última reunião, entre 25 e 26 de outubro, para decisão sobre juros. O documento mostra que a autarquia não descarta um novo aumento nos juros após decidir pela manutenção da taxa de depósito em 4% no mês passado.

O BCE destaca, no entanto, que um novo aperto não é o cenário base, mas que a instituição deve estar preparada para promover nova alta nos juros, caso necessário.

Continua depois da publicidade

No Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e o diretor de política monetária da autarquia, Gabriel Galípolo, discursam em eventos. O mercado ficará de olho para encontrar qualquer pista sobre a condução da política monetária do Brasil.

O investidor ainda aguarda a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre sancionar ou vetar o projeto de lei que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até o fim de 2027.

No Tesouro Direto, as taxas têm leve alta, na esteira da calmaria causada pela ausência de referência do mercado norte-americano. Na primeira atualização do dia, às 9h30, o Tesouro Prefixado 2026 pagava 10,29%, contra 10,27% no início da sessão de ontem. A taxa do prefixado para 2029 subia de 10,83% para 10,86%, enquanto a do Tesouro Prefixado 2033 avançava de 11,02% para 11,04%.

Continua depois da publicidade

Nos títulos de inflação, a rentabilidade real do papel com vencimento em 2032 era de 5,56% ante 5,55% na véspera. A taxa do Tesouro IPCA+ 2040 subia de 5,69% para 5,71%, já a do Tesouro IPCA+ 2055 tinha alta de 5,76% para 5,79%.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta quinta-feira (23):