Tesouro Direto: como ganhar dinheiro no curto prazo com títulos públicos

Títulos do Tesouro são renda fixa, mas taxas variáveis podem turbinar os ganhos do investidor

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Tesouro Direto é uma ferramenta de investimentos em renda fixa, mas as variações das taxas podem garantir ganhos inflados aos investidores que ficarem atentos.

No programa Como Viver de Renda Fixa desta terça-feira (23), o analista-chefe da Rico, Roberto Indech, explica as oscilações nas taxas do Tesouro e ensina como o investidor pode aproveitá-la para ganhar dinheiro no curto prazo – sem necessidade de aguardar o vencimento de cada título.

Enquanto para investidores com menos conhecimento de mercado é ideal aguardar o vencimento, para não correr riscos, quem aprender as formas de aproveitar as oscilações de preços pode se dar melhor. Para isto, é necessário contar com auxílio de um especialista.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que move os títulos

As taxas dos títulos do Tesouro Direto recuaram consideravelmente após o desfecho do primeiro turno das eleições, que colocou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na frente da corrida eleitoral, com 46% dos votos válidos. Com isso, o investidor que comprou os papéis com taxas mais altas pôde revendê-lo com um prêmio a quem não quer comprar papéis com taxas menores.

Indech mostra que a maioria dos papéis tiveram rentabilidade negativa em agosto, em função do cenário. “O Tesouro Prefixado e o IPCA variam de acordo com a expectativa dos juros”, destaca o analista.

Continua depois da publicidade

Gráficos encontrados no site do próprio Tesouro mostram a curva de juros, que é o que move estas oscilações. Um título que valia cerca de R$ 650 em julho, hoje já pode valer cerca de R$ 792 – uma variação de 22,4%.

Indech ensina o investidor a acessar as estatísticas do Tesouro e identificar essas oportunidades. O primeiro passo é ver a rentabilidade de cada título, mas é sempre importante contar com auxílio profissional antes de tomar qualquer decisão.

Vale lembrar que investimentos em renda fixa sofrem incidência de impostos: vender antes de um mês, além do imposto de renda, paga IOF, retroativo de acordo com a data. Justamente por isso, é importante considerar todos os fatores.

O programa Como Viver de Renda Fixa vai ao ar a partir das 11h todas as terças-feiras. Para assistir, clique no player acima.

Aproveite as taxas do Tesouro Direto para ganhar dinheiro. Abra uma conta na Rico clicando aqui.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney