ETF de renda fixa do Tesouro terá gestão do Itaú

Banco venceu o processo seletivo lançado pelo governo para organizar o novo produto  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O ETF (Exchange Traded Fund, na sigla em inglês) de renda fixa atrelado a títulos públicos do Tesouro Nacional, Fundo de Índice de Renda Fixa (ID ETF), terá o banco Itaú Unibanco como gestor. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (5) via Diário Oficial da União, e dá ao banco a responsabilidade de realizar também a constituição, estruturação, lançamento, promoção, administração e manutenção do produto, programado para movimentar R$ 300 milhões em títulos públicos.

O interesse do Itaú em ETFs não é novidade. A Itaú Asset Management realizou, em maio, um levantamento mostrando que a indústria de ETFs no Brasil cresceu 18% desde 2010, equivalente a 1,5 vez o que avançou a indústria de fundos desde 2010 (12%). Ainda assim, o patrimônio desta categoria de ativos é menos de 0,5% dos R$ 4,5 trilhões movimentados pela indústria de fundos.

O que é o ID ETF

Resultado de uma iniciativa da Secretaria do Tesouro junto ao Banco Mundial, o produto visa fomentar o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil – outras iniciativas semelhantes estão acontecendo concomitantemente nos demais países emergentes.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pensado para ser a principal iniciativa brasileira neste modelo, o ID ETF chegou pouco depois de um produto semelhante criado por conta própria pela gestora Mirae Asset Global Investments no mês passado. Ambos funcionam como fundos de renda fixa tradicionais, mas abrem a possibilidade de negociação das cotas em pregões eletrônicos.

Segundo o Tesouro, o diferencial do novo fundo é a emissão da cesta de títulos que irá compor a carteira dos fundos de índice no momento de sua criação em igual proporção àqueles que integram o índice de referência. Isso deve reduzir os custos operacionais do fundo, permitindo a cobrança de uma taxa de administração menor para o cotista.

O custo para o investidor deve sair em torno de 0,5% ao ano em taxas administrativas. A cobrança de Imposto de Renda será de acordo com a média dos vencimentos dos títulos que comporão o ETF, e não o momento de resgate, como ocorre em outros investimentos de renda fixa.

Continua depois da publicidade

Os Índices de Mercado Anbima (IMAs) serão utilizados como parâmetro para o novo produto. Eles representam a dívida pública por meio dos preços a mercado de uma carteira de títulos públicos.

O que é um ETF

De maneira geral, ETFs funcionam como um mix entre fundos e ações: como fundos, eles representam uma seleção de títulos ou ativos; mas, como ações, podem ser negociados em bolsa durante o horário de pregão. No Brasil, o ETF mais conhecido é o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), que replica os resultados do Ibovespa na valorização ou desvalorização. Se o Ibovespa valorizar 10%, este ETF oferece um resultado muito semelhante – o mesmo vale para a desvalorização. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney