Poupança x fundos de renda fixa: qual rende mais com a menor taxa de juros da história?

Foi considerado custo da taxa de administração cobrada pelos bancos entre 0,50% aa até 3% aa

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao ciclo de cortes na taxa básica de juros, os fundos de renda fixa que já vinham perdendo competitividade frente a poupança podem ficar menos atrativos com o corte de 0,5 ponto percentual na Selic anunciado nesta quarta-feira (6) pelo Banco Central.

O novo patamar da Selic veio em linha com a expectativa do mercado, com queda da taxa de 7,5% para 7% ao ano – no menor valor histórico. Neste cenário, os fundos de renda fixa perdem ainda mais competitividade frente às cadernetas de poupança. 

Isso deve ocorrer, segundo a Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), principalmente nas aplicações de baixo valor em que esses fundos de investimento cobram taxas de administração mais elevadas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A tabela abaixo mostra o rendimento líquido mensal dos fundos de renda fixa considerando a nova Selic de 7% ao ano, o imposto de renda de acordo com o prazo de resgate destas aplicações e as taxas de administração cobradas.

 Veja as simulações: 

Amarelo: poupança é melhor investimento

Vermelho: fundo é melhor investimento

Cinza: fundo e poupança têm o mesmo rendimento

Com a Selic em 7% ao ano, as contas da poupança passam a ter rendimento de 70% da Selic + TR, o que corresponde a um ganho mensal de 0,40%, e não sofre qualquer tributação.

Para os fundos de renda fixa foi considerado custo da taxa de administração cobrada pelos bancos entre 0,50% aa até 3% aa – padrão utilizado no sistema financeiro.

Conforme pode ser observado na tabela, com a Selic em 7% aa, a poupança já ganha dos fundos na maioria das situações. Quanto menor for o prazo de resgate da aplicação e maior for a taxa de administração cobrada pelo banco, maior será a vantagem da poupança frente aos fundos.

Poupança, CDB ou Tesouro Direto?
O consultor em finanças e professor Alan Ghani mostra, no programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados, como escolher a melhor opção para investimentos de curto prazo. O especialista ainda aprofunda suas explicações sobre ganhos turbinados no Tesouro Direto em seu curso online.     

Descubra a melhor escolha entre CDB com liquidez diária, poupança ou título do Tesouro Direto atrelado a Selic: