“Existem várias pechinchas no mercado imobiliário, mas é preciso cuidado”, diz especialista

Várias construtoras têm vendido seus imóveis a preços mais baixos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O investimento em imóveis é um dos favoritos do investidor brasileiro. No entanto, nos últimos tempos, os preços no mercado imobiliário têm caído ou avançado muito abaixo da inflação, o que fez com que muitas pessoas não se animassem a aplicar agora. No entanto, esse seria um bom momento para fazer essa aplicação?

Alexandre Amorim, gestor da Par Mais Empoderamento Financeiro explica que esse mercado costuma demorar mais a responder as mudanças na economia. “Enquanto o mercado financeiro antecipa os fatos o imobiliário é o último a sofrer os impactos, tanto positivos, quanto negativos”, comenta.

“Em princípio não é uma boa oportunidade ainda. Os imóveis devem permanecer rendendo abaixo da inflação por algum tempo ainda (isso se renderem), enquanto a renda fixa paga 14% ao ano. Se a compra for financiada a conta fica ainda pior”, aponta.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Por outro lado existem várias pechinchas, mas é preciso ter cuidado com isso – todos os imóveis hoje estão sendo oferecidos como se estivessem em promoção. Existem sim algumas oportunidades de pessoas que precisam queimar seus imóveis pois precisam de liquidez, para pagar dívidas mais caras ou honrar compromissos”, continua o gestor.

Antonio Brown, assessor de investimentos da XCare Investimentos, comenta que as oportunidades no mercado imobiliário ainda continuam. “Os preços dos imóveis usados e dos imóveis em lançamentos estão desacelerando em todas as capitais. Os estoques das construtoras permanecem em patamares elevados, entretanto, o poder de compra e de acesso ao crédito dos compradores está diminuindo cada vez mais”, relata.

“Sorte dos investidores ou das famílias que não tiveram seu poder de compra afetados pela desaceleração da economia, e, que, agora, com dinheiro na mão, percebem oportunidades cada vez melhores no mercado de imóveis”, prossegue Brown.

Continua depois da publicidade

Entre os cuidados na hora de fazer uma compra o assessor destaca a importância de ter um bom corretor de imóveis, que perceba as necessidades de quem está realizando a compra e também de quem está vendendo. Além disso, deve se levar em conta despesas com o imóvel, incluindo taxas e impostos e fazer projeções realistas de aluguel ou ainda do desenvolvimento do mercado na área em questão, aponta Amorim.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação