4 experts relatam seus maiores erros e arrependimentos em suas finanças

Os erros listados são comuns em na vida de muitas pessoas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Provavelmente você tem algum arrependimento sobre decisões financeiras tomadas no passado. A colunista do site Business Insider Melanie Lockert conversou com alguns experts de dinheiro para saber qual era o maior arrependimento de cada um deles. O InfoMoney compilou quatro dessas respostas que podem ajudar você a ter uma relação melhor com o dinheiro.

1 – Não pesquisar para tomar uma decisão consciente

Quando se trata de você e seu dinheiro, não há melhor advogado que você mesmo. No entanto, nem sempre você entende tudo e algumas vezes vai buscar ajuda com outras pessoas que você acha que irão te ajudar, mas nem sempre é o caso. Philip Taylor, fundador da consultoria de investimento dos EUA PT Money conta que isso aconteceu com ele quando quis comprar uma casa com sua esposa.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nós usamos um corretor para a negociação. No final, acabamos pagando muito caro comparado a outras ofertas na vizinhança e era o pico da bolha imobiliária”, conta. O que ele aprendeu é que você deve ser seu expert de finanças e pesquisar para tomar decisões conscientes quando se trata de grandes compras.

2 – Não ouvir os instintos quando algo parece errado

Investir é uma das mais importantes maneiras de construir patrimônio. Quando você quer um conselho, você pode procurar por um consultor de investimentos para chegar no caminho certo, mas nem todos podem ser bons necessariamente.

Continua depois da publicidade

“Um erro de dinheiro que cometi foi não ouvir meus instintos quando eu e meu marido fomos encontrar nosso primeiro consultor financeiro”, diz Amanda Clayman, terapeuta financeira em Nova York. Ela conta que ele não tinha responsabilidade e queria apenas vender fundos imobiliários incessantemente. Assim, ela acabou buscando outro profissional mais qualificado e colocando seu dinheiro em outro investimento.

3 – Não ter investido mais cedo

Quando você é jovem, é fácil sentir que tem todo tempo do mundo para começar a poupar e investir. Então, quando você menos espera, já tem 30 anos e depois 40 e a vida acontece e muda rapidamente. “Meu maior arrependimento é não ter investido antes”, diz Jeff Rose, planejador financeiro certificado e blogueiro.

Quando ele era mais novo, um amigo contou dos benefícios de começar um plano de aposentadoria, ele pensou que poderia começar depois. Atualmente ele investe, mas segue pensando na quantidade de dinheiro a mais que teria se tivesse começado a investir seis anos antes.

4 – Gastar mais do que devia e ficar endividado

Quando você começa a trabalhar de verdade, pode parecer simples deixar a inflação do estilo de vida aparecer e começar a comprar tudo que vê pela frente. Esse hábito, no entanto, pode levar rapidamente para dívidas de cartão de crédito. Nicole Lapin, autora de um livro sobre finanças, comenta que terminou com uma dívida de US$ 5 mil no cartão de crédito.

Após conseguir seu emprego dos sonhos, ela esbanjou gastos com roupas e comprou um apartamento de dois dormitórios mobiliado. Após isso, ela se endividou, o que foi um novo acontecimento para ela. “Me descobrir endividada pela primeira vez na vida me deixou acordada a noite toda e eu decidi começar o novo ano de maneira nova e sem dívidas”, comenta.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação