Confira 3 boas aplicações para sacar a qualquer momento e render mais

Ter uma boa liquidez é uma necessidade de muitos investidores

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Não é incomum ter um dinheiro sobrando na conta e não ter destino certo para ele. Nesse caso, uma das melhores alternativas, certamente, é investir, mesmo que não se saiba quando será preciso sacar esse dinheiro, existem ótimas opções para conseguir liquidez em seus investimentos.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Inclusive, é indicado que os investidores deixem parte de suas aplicações em investimentos com liquidez, para assim formar uma reserva de segurança em caso de necessidades financeiras inesperadas. “É importante que o investidor defina qual é sua necessidade de caixa, por exemplo 25% do seu capital para caixa”, afirma Marcelo Gaspar, da Formula Invest.

No entanto, quais aplicações contam com rentabilidade interessante e liquidez diária? Uma das opções mais escolhidas com esse perfil são os títulos do Tesouro Direto, Tesouro Selic. Eles acompanham a taxa básica de juros e podem ser resgatados a qualquer momento. “O Tesouro Selic é o mais conservador deles por ser totalmente pós-fixado, não havendo prejuízo no caso de resgate antecipado”, explica Marina Boité, assessora de investimentos da Inove Investimentos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra alternativa são os CDB (Certificados de Depósito Bancário) com liquidez diária. Esse título de renda fica conta com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de até R$ 250 mil por instituição financeira. “Por ser um ativo de crédito privado (risco de crédito atrelado ao emissor, mas com garantia do FGC), as taxas encontradas costumam ser um pouco superiores às dos títulos públicos”, comenta Marina.

Ainda existe a opção dos fundos DI. Esses fundos costumam ter sua rentabilidade também atrelada à taxa básica de juros. “Uma dica interessante é dar uma olhada em fundos com resgate em D+1, em que se leva um dia para efetuar o processo mas costumam ter taxas bem mais atraentes. A desvantagem desse investimento em relação aos anteriores é a forma de cobrança do imposto de renda, que nos fundos é feita antecipadamente duas vezes ao ano através dos ‘come-cotas’”, relata a assessora de investimentos.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra