Corte de rating causa risco para investidores do Tesouro Direto? Especialistas comentam

Após o Brasil perder o grau de investimento, muitos investidores ficaram receosos em relação ao Tesouro Direto

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Após muita especulação, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s cortou a classificação de risco do Brasil, rebaixando-o para o grau especulativo e, imediatamente, a notícia causou bastante estardalhaço no mercado financeiro. No entanto, o corte significa que o Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, deixa de ser a aplicação mais segura do país?

A resposta de todos os especialistas entrevistados pelo InfoMoney sobre o tema é que o corte de rating não faz com que o Tesouro Direto se torne uma aplicação de risco para o investidor.

Alexandre Amorim, sócio da consultoria de investimentos Par Mais destaca que o governo conta com muitas reservas em dólar, o que significa que tem uma grande margem de manobra para pagar sua dívida emitida pelo Tesouro Direto caso isso seja necessário.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Licelys Marques, planejadora financeira da Praisce Capital segue a mesma linha. “O Tesouro tem um lastro muito grande, o pequeno investidor não tem que se preocupar”, afirma. A planejadora só destaca que é preciso tomar cuidado com o título escolhido na hora de investir, mas não por causa de um possível calote e sim pela marcação a mercado e desvalorização de títulos. “Quem aplica no Tesouro Direto pensando no curto prazo deve se manter na estratégia pós-fixada, que não tem volatilidade”, relata.

André Albo, sócio da Alta Vista Investimentos, também concorda que o risco de calote é extremamente remoto. O especialista afirma que esse tema não deve prejudicar o pequeno investidor. Ele afirma que a dívida externa é pequena em relação à dívida interna em reais e o governo tem condições de seguir se refinanciando. Para ele, o risco de default é “muito próximo de zero”.

As paralisações que o Tesouro Direto passa eventualmente, como passou na manhã de hoje, costumam dizer respeito à volatilidade das taxas de juros e não têm nenhuma relação com qualquer risco de calote do governo.