Inflação em 9% ao ano? Proteja-se e ganhe com os investimentos certos

Economistas já estimam que a inflação vá fechar o ano em 9,3%

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O cenário para a inflação não é nada bom no Brasil em 2015. De acordo com a última pesquisa Focus do Banco Central revelada na última segunda-feira (10), economistas de diversas instituições financeiras acreditam que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve encerrar o ano em 9,32%. Nesse cenário, qual é a melhor alternativa de investimento? O InfoMoney conversou com especialistas para entender a melhor estratégia para esse cenário e como se proteger e ainda lucrar com os investimentos.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados 

Paulo Roberto Cruz, agente de investimento da Golf Invest, destaca que a melhor estratégia para o momento atual é buscar investimentos em renda fixa que tenham sua rentabilidade atrelada ao índice de preços. Nesse universo, uma alternativa interessante de investimento pode ser aplicar em uma debênture incentivada.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esses títulos de dívida de empresas são isentos da cobrança de imposto de renda e, geralmente, contam com uma rentabilidade bastante interessante. “É importante que o investidor saiba o rating da empresa, olhar os detalhes da emissão e estudar bem”, relata o especialista sobre essa modalidade de investimento.

Eduardo Marques Fonteles, agente autônomo de investimentos da Clamber, também recomenda o título do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, Tesouro IPCA+. O título, que pode pagar cupons semestrais ou não, está sendo negociado, atualmente, com uma rentabilidade real de cerca de 6%. O título, diferentemente das debêntures, não é isento de imposto de renda.

“Dependendo do perfil do investidor, é possível aplicar em um título com vencimento mais longo ou mais curto”, relata. O agente, no entanto, relata que o investidor deve saber bem seu prazo e seu objetivo, pois, se vender seu título antes do vencimento, pode ter que pagar prejuízo em determinados casos. O melhor, nesse caso, é buscar uma assessoria profissional de investimentos, para assim aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

Continua depois da publicidade

Cruz ainda relata que os investimentos que pagam um cupom periódico para o investidor podem ser uma boa escolha. Esses títulos dão uma renda contínua para o investidor que podem ajudar a organizar melhor sua vida financeira, explica o agente de investimento.

No entanto, os dois especialistas destacam a importância da diversificação para assim aproveitar mais oportunidades e adicionar mais segurança à carteira de investimentos.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui