O que vale mais a pena: LCI ou Tesouro Direto? Planejador responde dúvidas

Apresentado por Pedro Englert, CEO do InfoMoney, o programa Ganhe Mais contou com a participação do planejador financeiro Charles Susskind, que possui certificação CFP

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O programa de estreia do Ganhe Mais na InfoMoney TV foi ao ar nesta quarta-feira (22). Apresentado por Pedro Englert, CEO do InfoMoney, o programa contou com a participação do planejador financeiro Charles Susskind, que possui certificação CFP (Certified Financial Planner). O especialista respondeu ao vivo algumas dúvidas dos leitores e destacou a importância de começar a investir o quanto antes, mesmo que pequenos valores.

Diante da pergunta se valia a pena investir R$ 500 por mês, ele foi enfático. “Sempre vale a pena começar. É importante conhecer a mágica dos juros compostos. Quanto mais tempo você investir melhor, porque seu saldo vai aumentando, vira uma bola de neve a seu favor”, afirmou.

Susskind também respondeu ao questionamento de um leitor que queria saber qual a melhor opção neste momento: LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ou Tesouro Direto. O planejador financeiro disse que ainda prefere as LCI, que contam com isenção de Imposto de Renda e garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas ele lembrou que está cada vez mais complicado encontrar LCI e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) nas plataformas das corretoras de valores, devido à falta de lastro destas aplicações. “Hoje as taxas pagas por estas aplicações já estão menores do que há um ou dois anos”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar disso, ele lembrou que o investidor ainda pode encontrar boas opções, pagando rendimentos bem interessantes, principalmente para vencimentos em dois ou três anos.

Em relação ao Tesouro Direto, Susskind destacou a grande segurança da aplicação, já que a garantia vem do governo federal. “Em último caso, o governo pode emitir dinheiro para pagar os credores”, lembrou. No entanto, Susskind destacou que é preciso lembrar que o Tesouro Direto tem incidência de IR e também cobra taxa de custódia. “Tem que fazer as contas descontando o IR e a taxa para saber qual o retorno líquido”, disse.

O planejador financeiro ainda listou os principais erros dos investidores iniciantes. Veja a seguir:

Continua depois da publicidade

Investir na poupança

“Quem investe na poupança está perdendo dinheiro, porque a inflação está maior que o rendimento da caderneta”, afirmou. Enquanto a aplicação mais popular do país rende pouco mais de 7% ao ano, a inflação projetada para este ano já está perto dos 9%. Isso quer dizer que quem investe na poupança acaba perdendo poder de compra.

Não olhar a taxa de administração

Para fundos DI e fundos passivos, a taxa de administração é muito relevante no resultado final. “Tem fundo DI que cobra até 4% ao ano. É um fundo com baixo custo de gestão. Se Selic está 14% ao ano, descontando 4% da taxa de administração o investidor só receberia 10% ao ano. E ainda tem o desconto do Imposto de Renda”, lembrou.

O planejador ainda destacou que há fundos de ações que investem em apenas uma empresa que também cobram taxas altas e que não valem a pena. Já nos casos de fundos ativos, que tentam superar o Ibovespa, a taxa de administração passa a ser secundária. “O investidor paga pela capacidade de gestão. Por exemplo: se a Bolsa subir 10% e o fundo valorizar 20%, a taxa de administração será absolutamente secundária.

 Fundos de inflação

Susskind lembrou que os fundos de inflação geram muitas dúvidas nos investidores. “As pessoas acham que a inflação alta é boa para o fundo de inflação. Mas é o contrário: se a inflação diminuir, é melhor para quem já investiu no fundo”, explicou. Isso porque o investidor adquiriu as cotas em um momento que a parte prefixada dos títulos estavam com prêmios mais “gordos”. Neste caso, se a inflação arrefecer, é normal que os prêmios pagos também diminuam e quem comprou na alta ficará com um título valorizado em mãos.

Sobre o Ganhe Mais

O InfoMoney lançou o Ganhe Mais, uma plataforma que conecta investidores a planejadores financeiros de todo país de forma simples e rápida. Acessando o Ganhe Mais, você tira suas dúvidas sobre investimentos e finanças e se tiver interesse, estes profissionais podem lhe ajudar a investir e a melhorar seu orçamento.

Acesse a ferramenta do Ganhe Mais e veja se você está investindo bem.

Tenha acesso a centenas de planejadores financeiros pela plataforma do Ganhe Mais. Acesse aqui

Assista ao programa completo

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip