6 passos para alcançar a independência financeira

Um dos níveis da pirâmide de necessidades financeiras é otimizar os investimentos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Quem não quer ter dinheiro suficiente para poder viver de renda? Pensando nisso, o blog Mister Squirrel, especializado em finanças, desenvolveu uma pirâmide mostrando os principais “passos” até a conquista da sonhada independência financeira.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

1 – Sobreviva
Em primeiro lugar, é necessário ter a atitude correta em relação ao dinheiro. Isso significa que não adianta achar que as coisas vão se resolver sozinhas, ou acreditar que vai ganhar na loteria. Depositar todas as fichas nos programas de aposentadoria do governo também é um péssimo negócio. “É importante tomar a responsabilidade para si e não enterrar a cabeça dentro da terra”, ressalta o artigo.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também é importante saber que essas atitudes parecem fáceis na teoria, mas quando chega a hora de colocá-las em prática a dificuldade aumenta. Pode parecer básico, mas uma regra primordial é sempre gastar menos do que se ganha todo mês. Por isso, é preciso um planejamento adequado e uma boa análise do fluxo de caixa da família.

2 – Pague as dívidas
As regras são simples: resolva todas as suas dívidas. Se você não fizer isso, ficará de mãos atadas, preso em uma dívida que tende a crescer exponencialmente com o passar do tempo. Como fazer isso depende de cada um, mas cortar cartões de crédito e pagar as dívidas que pesam mais todo mês é, provavelmente, um bom começo.

3 – Aprenda
Após controlar as despesas e resolver as dívidas, você se encontrará em uma situação muito melhor e vai ter um pouco de margem de manobra. Primeiro, é importante deixar algum dinheiro para emergências. Não é necessário uma reserva tão grande (varia de pessoa para pessoa) e essa atitude garante que, em uma emergência, não seja necessário contrair dívidas novamente.

Continua depois da publicidade

A outra coisa a se fazer é começar a ler e aprender mais sobre as opções disponíveis para você. Seu emprego oferece um fundo de pensão? Como começar a investir? Assim que já tiver acumulado o conhecimento suficiente, é possível estabelecer as metas.

4 – Invista
Agora é a hora de começar a usar as informações estudadas e se preparar para agir. A dica do blog é começar a alocar dinheiro nas aplicações de acordo com sua tolerância a risco, observando as taxas cobradas. É importante continuar pesquisando e se informando sobre as melhores opções do mercado.

5 – Otimize
Assim que as metas estiverem estabelecidas e o dinheiro investido é possível ser um pouco mais sofisticado. Por exemplo, olhar diferentes plataformas de investimentos, que podem oferecer mais valor que outras.

É importante estabelecer um plano que cubra os próximos anos e ter uma data fixa todo ano em que fala uma revisão das suas finanças: você está fazendo os melhores negócios? Fugindo de taxas altas? Seu portfólio é equilibrado? Se não, vale a pena dar um passo atrás e pensar novamente nas melhores opções.

6 – Se liberte
Quando chegar nesse nível, você finalmente terá atingido seu objetivo. Suas despesas serão previsíveis e facilmente cobertas por seu fluxo de renda passiva. Você terá uma atitude positiva e saudável com o dinheiro e poderá viver mais tranquilo em relação às finanças.