Conteúdo editorial apoiado por

Governo pode reduzir IR de renda fixa para 15%, diz Jornal

A ideia prevê um aumento da taxação de produtos atrelados ao DI, bem como incentivos fiscais para aplicações em produtos prefixados

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O governo avalia uma mudança na tributação dos investimentos de renda fixa e se for aprovada, a proposta aumentará a taxação de produtos pós-fixados atrelados ao DI, porém, as aplicações em produtos prefixados podem receber incentivos fiscais, segundo informações do jornal Valor Econômico.

Entre os incentivos propostos está a redução para 15% do Imposto de Renda para invesitmentos em títulos prefixados, sem importar o tempo de aplicação – hoje, aplicações de até 6 meses pagam 22,5% de IR, que recua até 15% com o passar do tempo.  De acordo com o jornal, uma versão mais conservadora do projeto prevê IR de 15% para produtos prefixados cuja carteira tenha prazo maior do que 2 anos. Outra proposta prevê a mesma alíquota para carteiras com prazo superior a um ano – neste caso, não importa quando será feito o resgate, mas sim o prazo dos títulos que estão na carteira.

Já para produtos atrelados ao DI ou à Selic, o projeto da área técnica do governo visa acabar com a redução do IR. Na nova fórmula, os investimentos seriam sempre tributados com alíquota máxima de 22,5%, independentemente do prazo de aplicação, enquanto na regra atual esses investimentos têm tributação decrescente, de acordo com o prazo de aplicação. Ou seja, o IR de 22,5% é somente para investimentos com duração de até seis meses, sendo progressivamente reduzido a até 15% após 24 meses.