17 sinais de que você não precisa se preocupar com dinheiro

A lista é longa, mas ainda há tempo para alcançar esse grande objetivo caso você não se identifique com todos esses sinais

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Conseguir ter absoluto controle das finanças e não passar aperto quando o assunto é dinheiro é o grande objetivo de muita gente. Confira alguns sinais levantados pelo colunista Jeff Rose, do Business Insider, que mostram que você está no caminho certo da estabilidade financeira.

1- Você não perde o sono por causa de suas finanças

Quando você vai dormir à noite, desfruta de um sono pesado e tranquilo, e se algo mantém você acordado, não está relacionado a questões financeiras. Isso não quer dizer que você não tenha nenhuma preocupação com dinheiro, mas elas não são tão relevantes a ponto de te incomodarem. Além disso, você sempre tem alguma solução em mente.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2- Você usa cartão de crédito por causa da conveniência e pelas recompensas, nunca pela necessidade 

Jeff conta que apesar de ser um planejador financeiro certificado, possui quatro cartões de crédito e utiliza-os praticamente todos os dias. A diferença, segundo ele, é que mantém suas contas em dia e visa os benefícios, se aproveitando do cartão para ganhar pontos e trocar por milhas.

Muitas pessoas que não são financeiramente estáveis possuem o hábito de usar o cartão de crédito como uma extensão de seus salários, comprando coisas que não podem pagar. Ao contrário dessas pessoas, você não tem esse problema, pois usa o cartão de crédito somente pela conveniência, como por exemplo, para realizar compras online, ou então, porque a empresa do seu cartão fornece benefícios de acordo com suas compras.

Continua depois da publicidade

3- Você nunca está atrasado nos seus pagamentos 

Pelo fato de você se organizar antecipadamente para ter o dinheiro necessário para pagar as contas na data correta, você nunca está atrasado em seus pagamentos. Esse é mais um dos motivos que influenciam na sua noite de sono, já que quando vai dormir, sabe que suas contas estão pagas e não há nada com que se preocupar.

4- Você paga as suas contas com antecedência 

Você nunca está atrasado em seus pagamentos, porque sempre paga suas contas o mais cedo possível. Na verdade, você provavelmente realiza os pagamentos logo que as contas chegam, já que não gosta que elas se acumulem e simplesmente, porque não quer dever nada a ninguém.

5- As pessoas perguntam a sua opinião a respeito de questões financeiras

Um dos grandes sinais de que você está financeiramente estável é quando te pedem conselhos sobre assuntos financeiros. Em outras palavras, as pessoas te veem como alguém que entende do assunto e que além de ter sucesso na área financeira, serve como um exemplo a ser seguido.

Quando isso acontecer, considere como um grande elogio, pois significa que a sua estabilidade financeira está tão óbvia que os outros conseguem perceber e mais, que seus conselhos são fundamentais para que eles cheguem lá também.

6- Você está geralmente contente com a sua situação financeira 

A sua situação financeira pode não ser totalmente perfeita, mas suas finanças estão equilibradas e você está satisfeito com o rumo que as coisas estão indo. Mesmo que haja, no horizonte, desafios financeiros, você já possui um plano organizado para lidar com eles antes que surjam.

7- Você já contribui para a sua aposentadoria

Você reconhece a importância de investir para a aposentadoria e vê isso como parte de se tornar financeiramente estável. Além disso, sua contribuição é normalmente formada por uma porcentagem de dois dígitos, o que torna viável o sonho de antecipar sua aposentadoria.

8- Você não se sente culpado quando sai para comemorar ocasiões especiais 

Todo mundo tem aquele dia em que gasta um pouquinho a mais, e isso pode acontecer em ocasiões especiais como aniversários, feriados, férias e outras celebrações. Mas para você esses eventos não são mais um problema, pois você possui flexibilidade em seu orçamento que viabiliza essas saídas sem afetar demasiadamente o seu salário no final do mês.

9- Você consegue comprar aquilo que quer muito 

Se você realmente quer algo, você pode comprar e isso só é possível, porque as suas finanças são fortes o suficiente para que você consiga aquilo que quer mesmo. Neste quesito, o dinheiro não te controla.

10- Você não compra exageradamente

Há vários tipos de vícios e maus hábitos que consistem no uso de bebidas alcoólicas, drogas e nos excessos em geral. Para algumas pessoas, porém, o vício está no consumismo, ou seja, nas compras exageradas que lhe conferem um sentimento de alegria e satisfação. No seu caso, consumir exageradamente não é algo necessário; você está feliz com suas finanças e não precisa gastar dinheiro para se sentir bem consigo mesmo.

11- Você guarda dinheiro por natureza

Guardar dinheiro é indispensável para se tornar financeiramente estável e é algo que você já domina há algum tempo. Para você, poupar já faz parte da rotina e visa objetivos definidos, de modo que você não se sente culpado por abdicar-se de algumas coisas.

12- Você está confiante a respeito de seu futuro 

As suas finanças estão sob controle e isso faz com que você se sinta confiante em relação ao seu futuro. Esse é um dos melhores indícios de sua estabilidade financeira e demostra que você consegue viver com o que ganha, possuindo ativos financeiros substanciais e adquirindo pouca ou até nenhuma dívida.

Esse é um dos melhores indícios de que você está financeiramente estável. As suas finanças estão sob controle e com isso, você se sente confiável em relação ao seu futuro. Isso é porque você consegue viver facilmente com o que ganha, você possui ativos financeiros substanciais e possui pouca isso, se alguma, dívida. O futuro tende a ser generoso com pessoas nesta situação e é daí que surge a confiança.

13- O seu patrimônio cresce a cada ano

O seu patrimônio tende a crescer todos os anos e em boas proporções, o que não significa que o seu capital está dobrando, mas que você está sendo capaz de aumentar a sua renda a cada ano. Esses aumentos, por sua vez, são resultado de aplicações regulares e também, dos dividendos que são pagos por esses investimentos.

14- Você consegue viver somente com as suas necessidades 

Você consegue viver somente com aquilo que precisa, já que está ciente de que para se tornar financeiramente independente, precisa reservar um espaço do seu orçamento para poupanças, investimentos e para quitar possíveis dívidas. Fazer isso não é tão difícil, já que você consegue discernir o necessário do supérfluo.

15- Você não precisa mostrar que é melhor do que os outros 

No seu mundo, ser financeiramente estável é a sua própria recompensa e você não precisa mostrar para ninguém tudo o que já conquistou. Isso impede que você gaste um dinheiro que não possua e consequentemente, adquira dívidas. Por outro lado, sobra mais dinheiro para que você poupe e invista, aumentando ainda mais a sua solidez financeira.

16- Problemas financeiros não tiram o seu foco do trabalho 

Do mesmo modo que você dorme como um bebê por não possuir preocupações financeiras, como contas atrasadas ou dívidas, você consegue dar 100% de si no trabalho.

Pelo fato de gastar menos do que ganha, você não perde tempo se preocupando com “o que poderia ter feito” para melhorar sua situação financeira, deixando mais tempo livre para trabalhar no que realmente precisa ser feito e permitindo que você ganhe mais aumentos e promoções quando elas surgirem.

17- Você se sente no controle de suas finanças e nunca dominado por elas 

No geral, você se sente no controle de suas finanças e quando falamos de dinheiro, você tem opções. Ser financeiramente independente é isso; é determinar objetivos e poder fazer o quê, quando e onde quiser e ainda, sob suas circunstâncias.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação