7 dicas para se preparar para a aposentadoria investindo

Especialista dá sugestões de como obter o melhor que um plano previdenciário pode proporcionar, dentro de seus objetivos

Gabriella D'Andréa

Couple Reading Map

Publicidade

SÃO PAULO – Se preparar para ter uma aposentadoria tranquila, sem grandes preocupações quando deixar de trabalhar, é fundamental. E pensando no cuidado que o investidor deve ter ao escolher um investimento para complementar a renda nesta fase da vida, o educador financeiro e presidente do instituto DSOP, Reinaldo Domingos, elaborou uma lista com algumas orientações . Confira:

1ª – O investidor precisa se questionar por quanto tempo conseguiria se manter sem trabalhar, recebendo o mesmo valor de seus recursos acumulados que ganhava durante o período em que exercia uma atividade remunerada. Caso a resposta seja “por um curto prazo”, é preciso rever seus planos para a aposentadoria.

2ª – No momento em que você estiver se planejando é imprescindível determinar a idade com a qual pretende se aposentar e o quanto será necessário para viver apenas com o ganho da sua aplicação.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3ª – As instituições costumam oferecer ou um plano VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) ou um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Quem contrata o PGBL consegue deduzir até 12% da renda tributável ao ano da base de cálculo do Imposto de Renda. Ou seja, a pessoa poderá pagar menos IR agora e só acertar as contas com o Leão no momento do resgate do plano. Mas para isso é necessário fazer a declaração completa de IR. Já para quem faz a declaração simplificada, o VGBL é a melhor opção.

As previdências privadas VGBL ou PGBL são sem dúvida atrativas e rentáveis. Porém, sempre recomendo comparar com outras aplicações, é preciso pesquisar”, afirma Domingos.

4ª – Considerando que dentro de uma casa um dos cônjuges pode optar por não trabalhar para cuidar dos afazeres da casa, isso não significa que ele ou ela não precise de um rendimento mensal. Portanto, fazer um plano de previdência é importante também nestes casos.

Continua depois da publicidade

5ª – Não existe uma idade correta para começar a investir em um plano previdenciário. Quanto mais cedo melhor. Para aqueles que têm filhos, o ideal é começar a investir assim que eles nascerem.

6ª – Quando o investidor opta por investir em previdência privada, precisa ter em mente que esta é uma aplicação de longo prazo, isso é, de 10 anos para cima. Portanto, antes de comprometer o dinheiro com outros pagamentos, sempre separe uma parcela da sua renda para investir.

7ª – No momento em que o investidor procura um plano de previdência, ele precisa estar atento aos custos que este tipo de aplicação possui (taxa de carregamento e taxa de administração). Com uma boa pesquisa é possível encontrar instituições que não cobram a taxa de carregamento e outras que oferecem taxa de administração baixa, às vezes até menor do que 0,5% ao ano. E caso você encontre um banco ou uma seguradora que ofereça melhores preços do que a sua instituição, faça a portabilidade de planos.

Simulador Gratuito

Pague menos IR

Descubra o quanto você pode reduzir do seu imposto de renda ao optar por uma previdência privada (PGBL)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.