Ganho de poder aquisitivo da poupança tem melhor desempenho em 11 anos

O rendimento foi de 3,59% - descontada a inflação - no acumulado de janeiro a outubro deste ano

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O ganho de poder aquisitivo da poupança – rentabilidade descontada a inflação – no acumulado de janeiro a outubro deste ano, foi de 3,59%, no melhor desempenho da poupança para o período desde 2006, quando o ganho real do poupador foi de 4,59%. O levantamento é da plataforma de análise financeira Economatica.

O gráfico abaixo mostra que, nos últimos 17 anos, somente em 2015 foi registrada perda de poder aquisitivo das aplicações na poupança no período entre janeiro e outubro.

No acumulado em 12 meses, o retorno da poupança descontado o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é de 4,47%. O melhor desempenho no acumulado de 12 meses é registrado no mês de agosto com 5,05%.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ganho de poder aquisitivo da poupança no mês de outubro foi de 0,08%, menor valor registrado desde maio de 2016 quando a poupança teve perda de poder aquisitivo negativo em -0,12%. A poupança registra queda de poder aquisitivo pelo segundo mês consecutivo.