Poupança tem rentabilidade real negativa e seu pior desempenho desde 2003

De acordo com dados da consultoria Economática, a rentabilidade real da poupança ficou negativa em 0,11% nesse mês

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A poupança teve seu pior resultado desde outubro de 2003 em junho desse ano. A aplicação mais popular do país apresentou perda de poder aquisitivo, ou seja, rentabilidade abaixo da inflação, pelo sétimo mês consecutivo, de acordo com dados da consultoria de investimentos Economática.

Em junho de 2015, o ganho real da poupança ficou negativo em 0,11%. A consultoria ainda destaca que, nos 51 meses do governo Dilma (desde janeiro de 2011), a poupança teve perda de poder aquisitivo em 24 meses.

No acumulado do ano, o poder aquisitivo da poupança perde para as principais aplicações com queda de 2,26%. O melhor desempenho fica com o ouro, com ganho real de 10,43%, de acordo com a Economática.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já nos últimos 12 meses, a poupança fica em penúltimo lugar, com rentabilidade real negativa de 1,31% e a frente apenas do Ibovespa, com queda real de 8,32%. Nesse cenário, a maior rentabilidade fica com o dólar, com alta de 29,36%. Em outubro de 2003, a perda anualizada registrada foi de 1,9%, resultado pior do que o apresentado agora.

Por fim, no governo Dilma, a pior rentabilidade fica com o Ibovespa, com queda de 43,21%, seguido pela poupança, com alta de 0,39%. Mais uma vez, a melhor rentabilidade é do dólar, com alta de 38,06%, nesse caso.