Poupança tem pior desempenho frente ao IPCA desde 2003 em março

A poupança teve rentabilidade real negativa de 0,68% em março

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Pelo quarto mês consecutivo, a poupança perde para a inflação, aponta levantamento feito pela consultoria Economática. A rentabilidade da aplicação em março foi de 0,63%, contra IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 1,32%, fazendo com que a perda de poder aquisitivo do poupador seja de 0,68%.

Esse é o pior resultado da poupança desde janeiro de 2003, quando o poupador perdeu 1,23%. Nos últimos doze meses, a perda de poder aquisitivo da poupança ajustada pela inflação foi de 0,86%, pior resultado desde outubro de 2003.

No acumulado nesse período, a poupança apresentou rentabilidade de 7,2%, contra avanço de 8,13% no índice de inflação. Em outubro de 2003, a perda de poder aquisitivo na série de doze meses foi de 1,9%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Importante salientar que o cálculo do ganho real não é a simples subtração entre o ganho nominal da poupança e a inflação do período”, aponta a Economática. O melhor investimento do ano até agora no levantamento da consultoria é o ouro e o CDI, a poupança e o Ibovespa perdem para o IPCA.