Os fundos imobiliários que mais renderam nos últimos 3 anos – e quais ainda valem a pena

Enquanto o Ifix valorizou 79% nos últimos 36 meses, os 5 fundos com maior rentabilidade tiveram retornos entre 154% e 181%

Diego Lazzaris Borges

SÃO PAULO – Os fundos imobiliários que mais renderam nos últimos três anos tiveram um desempenho bem acima da média do mercado, segundo levantamento da XP Investimentos feito a pedido do InfoMoney.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto o Ifix (índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários negociados na B3) valorizou 79% nos últimos 36 meses, os 5 fundos com maior rentabilidade tiveram retornos entre 154% e 181%.

O fundo que lidera a lista é o Hotel Maxinvest (HTMX11), com rentabilidade acumulada de 181% neste período. Criado em 2007 com objetivo de aproveitar a recuperação do mercado hoteleiro da cidade de São Paulo, o fundo  é gerido pela equipe do banco BTG Pactual com consultoria da Hotel Invest.

Com 418 unidades hoteleiras (quartos) na carteira, o fundo ganha tanto com a renda obtida na ocupação dessas unidades quanto na valorização do imóvel. Nos últimos três anos, por exemplo, foram vendidas 31 unidades, o que garantiu uma receita de R$ 10,5 milhões.

Em fevereiro, o Hotel Maxinvest foi eleito o melhor fundo imobiliário do país pelo Ranking InfoMoney-Ibmec.

Em segundo lugar, aparece o fundo  SDI Rio Bravo Renda Logística FII. Gerido pela SDI em parceria com a Rio Bravo Investimentos, o fundo investe em galpões logísticos e é dono do galpão Multi Modal Duque de Caxias, que tem entre os locatários a empresa farmacêutica Cimed e a BRF.

Entre os 15 fundos que mais renderam nos últimos 36 meses, a XP destaca nove por terem “liquidez adequada de negociação, gestora de alta capacidade e ativos de bom lastro imobiliário”.

Fundos indicados pela XP

Três fundos da lista fazem parte da carteira recomendada de fundos imobiliários da XP: Hotel Maxinvest, CSHG Brasil Shopping e VBI Faria Lima.

Sobre o Hotel Maxinvest, a XP afirma que o fundo é altamente correlacionado com o PIB (Produto Interno Bruto) e segue empenhado em maximizar o retorno aos cotistas, vendendo unidades com lucro de forma gradual e distribuindo os resultados. “Colocamos o fundo em nossa carteira visto que deve gerar ganhos da capital interessantes com a retomada econômica”, dizem os analistas.

Em relação ao VBI Faria Lima, eles destacam que o fundo tem potencial para “capturar parcela importante” da retomada do crescimento do mercado de lajes corporativas, proporcionando ganho de renda e de capital aos seus cotistas.

Já sobre o CSHG Brasil Shopping, o relatório da XP aponta que o fundo é um dos mais antigos a investir em shoppings centers e, em treze anos de existência, foi capaz de gerar retornos acima da média dos FIIs e principalmente acima do CDI. “Hoje com mais de R$ 1 bilhão de patrimônio líquido, a gestora tem buscado alocar os recursos obtidos de sua última emissão para aprimorar o seu portfólio”.

Veja abaixo os fundos que mais renderam e aqueles que merecem destaque da equipe da XP pela qualidade de gestão e dos ativos. Todos eles estão disponíveis na plataforma da XP Investimentos – abra sua conta, é de graça!

Posição  Fundo Código Retorno 36 meses (Tir) Indicação XP Destaque
XP
1 Hotel Maxinvest HTMX11 181% sim Ok
2  SDI Rio Bravo Renda Logística FII SDIL11 165% Ok
3 Shop. Parque D. Pedro PQDP11 161% Ok
4 Grand Plaza Shopping ABCP11 158%
5 Floripa Shopping FLRP11 154%
6  JHSF Prime Offices HGJH11 148% Ok
7 Cyrela Thera Corporate THRA11 146% Ok
8 Industrial do Brasil FII FIIB11 139%
9 Max Retail MAXR11 137%
10 CSHG Logística HGLG11 131% Ok
11  The One ONEF11 127% Ok
12 XP Corporate Macaé XPCM11 124%
13 CSHG Brasil Shopping HGBS11 124% sim Ok
14 FII VBI Faria Lima FVBI11 119% sim Ok
15 AESAPAR FII AEFI11 117%

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip