Não invista sem saber

O que é Tesouro Selic?

Entenda como funciona o título mais utilizado para formar reserva de emergência

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O Tesouro Direto costuma ser a primeira escolha do investidor ao sair da Poupança, graças ao nível de confiança atribuído normalmente ao governo.

Dentre todos os títulos, o Tesouro Selic é o mais escolhido para quem aplicações para o curto prazo e para formar a reserva de emergência. Isso porque ele sofre menos volatilidade, então o investidor pode vender os papéis a qualquer momento.

Quanto rende

O Tesouro Selic, especificamente, usa como medida dessa rentabilidade a taxa básica de juros (Selic), cujo valor é definido pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom) em reuniões a cada 45 dias.

Os títulos do Tesouro Selic oferecem rentabilidade levemente superior à Selic antes de impostos e taxa de custódia.

Ao comprar papéis do Tesouro Selic, o investidor deve ficar atento, portanto, às variações da taxa Selic. Se, no momento da compra, a Selic estiver, por exemplo, em 10% ao ano, isto não significa que o título renderá de acordo com estes 10% até o momento da retirada: a rentabilidade flutuará de acordo com as definições do Copom.

Os títulos indexados à taxa Selic remuneram no momento de resgate (vencimento) ou venda antecipada (recomendável apenas em casos específicos). O pagamento é em um dia útil após a solicitação de resgate (D+1).

Sobre esta rentabilidade, o investidor deverá pagar uma taxa de custódia (fixa a todos os títulos de Tesouro Direto) de 0,03%. Além dela, cobra-se Imposto de Renda de acordo com a tabela regressiva.

O valor deste imposto começa em 22,5%, para aplicações resgatadas em menos de 180 dias e chega a 15% para aquelas superiores a 720 dias. É importante lembrar destes valores ao simular a aplicação.

Período Tributação (IR)
até 6 meses 22,5%
de 6 a 10 meses 20%
de 12 a 24 meses 17,5%
acima de 24 meses 15%

Como investir?

O investidor pode adquirir papeis do Tesouro Selic (e dos demais títulos oferecidos pelo Tesouro Nacional) através de corretoras de investimentos.

Na Rico, é possível investir no Tesouro com apenas R$ 100 e ganhar até 3,2 vezes mais que a poupança. Abra sua conta – é de graça, e com taxa zero!

É seguro investir no Tesouro Selic?

A segurança do investimento em Tesouro Direto fica por conta do governo federal: não há necessidade de ação do FGC. Caso o Tesouro Nacional, por alguma razão excepcional, dê calote em seus investidores, provavelmente todo o sistema financeiro sairá prejudicado – não apenas os investidores destes títulos.

Invista no Tesouro Direto com TAXA ZERO: abra uma conta gratuita na Rico