Em onde-investir

Como comprar ações da Multiplan (MULT3)? Passo a passo para investir

Estagnação do comércio de rua e avanço do e-commerce são fatores importantes para quem quer aprender como comprar ações da Multiplan

Multiplan
(Divulgação / Facebook)

Gerenciando 19 unidades, a Multiplan (MULT3) é uma das maiores empresas da indústria de shopping centers do país. A empresa se consolidou com a criação de projetos multiuso, em empreendimentos interligados aos shoppings que envolvem moradia, trabalho, lazer, compras e serviços. Neste texto você vai ter acesso a todas as informações que precisa saber como comprar ações da Multiplan.

O que considerar ao comprar

O segmento de shopping centers, em que a Multiplan atua, é considerado promissor. Envolve, porém, características bem particulares que podem influenciar no preço das ações da empresa. Se você quer saber como comprar ações da Multiplan, comece lendo os três pontos a seguir:

Condições da economia

As condições gerais da economia têm um enorme efeito sobre o desempenho de empresas de shopping center. Crescimento e desemprego baixo são fundamentais para estimular as pessoas a consumirem. Inflação controlada e taxa de juros em um nível baixo permitem que lojistas reajustem os preços dos produtos para recuperar os ganhos.

Quando variáveis como essas vão bem, a disposição das instituições financeiras a conceder crédito - o que impulsiona o consumo - também é maior. Com isso, o fluxo nos shoppings cresce a reboque.

Avanço sobre o comércio de rua

Nos últimos anos, o crescimento médio de vendas em shoppings superou o do varejo em geral, que inclui o comércio de rua. Com os consumidores cada vez mais interessados em segurança e conveniência na hora de fazer compras, essa é uma tendência que deve permanecer - e representa um ponto em favor de empresas como a Multiplan.

Perspectiva para o e-commerce

Ao mesmo tempo em que os shoppings têm conquistado o espaço do comércio de rua, o comércio eletrônico pode representar uma ameaça no futuro. Isso porque o avanço do e-commerce também tem sido rápido, e abocanha uma parte das vendas que poderiam acontecer nos shoppings.

Em países como os Estados Unidos, esse já é considerado um perigo real para o setor de shoppings. No Brasil, por enquanto, ainda não - por aqui, os shoppings são mais do que conglomerados comerciais, agregando serviços e entretenimento que continuam atraindo clientes. Mas para quem quer comprar ações da Multiplan pensando em um investimento de longo prazo, esse ponto merece atenção.

Desempenho das ações

Com a crise econômica dos últimos anos, as cotações dos papéis da Multiplan sofreram variações importantes. Com isso, o valor de mercado da companhia também apresentou mudanças bruscas em alguns momentos. O gráfico abaixo mostra o padrão dessa evolução:

Nos últimos dez anos, a distribuição de dividendos aos acionistas da Multiplan seguiu o padrão abaixo:

Ano Valor por ação ON (R$) Tipo
2008 0,1362 Dividendos
2009 0,3404 Dividendos
2010 0,5787 Dividendos
2011 0,2752 Dividendos
0,5618 JCP
2012 0,3297 Dividendos
0,7008 JCP
2013 0,7173 JCP
2014 0,8242 Dividendos
0,1059 JCP
2015 1,1958 JCP
2016 0,5048 JCP
2017 1,204 JCP
2018 0,8061 JCP

 

Passo a passo para comprar ações da Multiplan

Siga as três etapas abaixo para começar a comprar ações da Multiplan:

1. Analise seu perfil de investidor

Antes de comprar ações da Multiplan ou de qualquer outra empresa, o investidor deve avaliar se está disposto a encarar os altos e baixos da bolsa de valores. Comece questionando-se sobre seu nível de conhecimento sobre a empresa ou quanto tempo terá disponível para estudar sobre ela.

É importante que você tenha clareza dos seus objetivos com as ações: aproveitar uma oportunidade para obter ganhos no curto prazo ou tornar-se um acionista de longo prazo? Também vale a pena imaginar cenários. Se a ação caísse 5% ou 10% em um dia, qual seria sua reação? E se subisse o mesmo em apenas um pregão? Isso vai ajudá-lo a saber se comprar as ações da Multiplan é uma boa ideia - ou não.

2. Cadastre-se em uma corretora

Para comprar ações, é necessário ter uma conta em uma corretora. São as corretoras que realizam as ordens de compra e de venda dos investidores no pregão. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3.

Para fazer essa escolha, um dos fatores importantes é verificar o valor das taxas de corretagem de cada corretora. A taxa de corretagem é cobrada cada vez que se compra ou se vende uma ação. Pode ser um valor fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Corretoras como a Clear não cobram taxa de corretagem.

É necessário ter dinheiro na conta para que a corretora execute a sua ordem de comprar ações da Multiplan. Você pode fazer uma transferência (TED ou DOC) do seu banco para a corretora. Depois, basta acessar o home broker - sistema de negociação online - ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar a ordem de compra. Será preciso informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço.

3. Acompanhe o desempenho das ações

Monitore o desempenho dos seus investimentos com atenção. Você pode fazer isso diretamente pelo home broker. Se seu objetivo é de longo prazo, reserve alguns minutos uma vez por semana para a tarefa. Observe o quanto as ações subiram ou caíram e reavalie periodicamente a sua posição.

Se você quer apenas aproveitar uma oportunidade no curto prazo, será preciso ficar atento aos papéis da Multiplan todos os dias. Além dos gráficos das cotações, acompanhe também as notícias e relatórios que forem divulgados sobre a empresa. Essas informações vão permitir que você decida o melhor momento de se desfazer dos papéis.

Seja sócio das melhores empresas do país: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem!

 

Contato