Em onde-investir

Como comprar ações da Ambev (AMBV3)

Considerada a maior empresa de bebidas da América Latina, a companhia é uma das mais importantes das incluídas no Ibovespa. Saiba como comprar ações da Ambev aqui. 

Ambev
(Shutterstock)

As ações da Ambev estão entre as mais negociadas do pregão da B3. Por isso, elas costumam aparecer em índices importantes. Junto com Petrobras e Vale, os papéis da cervejeira normalmente estão entre os dez com maior participação no Ibovespa. É o principal índice do mercado de ações no Brasil. Aqui, você vai entender como comprar ações da Ambev.

O que avaliar antes de comprar ações da Ambev

A Ambev existe como uma só empresa desde o fim da década de 1990. Ela é o resultado da fusão das cervejarias Brahma e Antarctica. Atualmente, é considerada a maior empresa de bebidas da América Latina e integra o maior grupo cervejeiro do mundo - a Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

Os números da Ambev enchem os olhos. A empresa fabrica, distribui e comercializa mais de 160 milhões de hectolitros de cervejas, refrigerantes e outras bebidas todos os anos. Entre as marcas mais conhecidas estão Skol e Brahma, listadas entre as dez cervejas mais vendidas no mundo.

Você deve conhecer alguns fatores que costumam influenciar as cotações, antes saber como comprar ações da Ambev. Entre os mais importantes estão:

Consumo de bebidas

O consumo de bebidas, como a cerveja, pode variar de acordo com o andamento geral da economia. Quando as pessoas têm menos dinheiro disponível no bolso, a tendência é de que gastem menos dinheiro com bebidas. Isso significa que uma crise econômica tem potencial para afetar também os resultados da Ambev.

Domínio do mercado

A Ambev é líder no seu setor de atuação e uma das principais referências no segmento de bebidas. Com uma participação de mercado grande - não apenas no Brasil, como no mundo - a empresa consegue capturar resultados positivos nas épocas de expansão. Também é capaz de avançar sobre os concorrentes nas épocas ruins.

Investimento e resultados financeiros

Por causa do seu tamanho, a Ambev tem uma capacidade de investimento elevada. Isso permite que ela desenvolva novos produtos para entrar em mercados diferentes. A Ambev é conhecida por entregar resultados financeiros consistentes aos acionistas, com boa margem de lucro. Quando isso não acontece, as cotações costumam sofrer no pregão. A distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP)pela companhia seguiu o seguinte padrão nos últimos anos:

Ano Mês Valor por ação ON* (R$) Tipo
2018
Dezembro 0,27 JCP
Julho 0,16 Dividendos
Fevereiro 0,07 Dividendos
2017
Dezembro 0,26 JCP
Julho 0,16 Dividendos
Fevereiro 0,07 Dividendos
2016
Dezembro 0,19 JCP
Novembro 0,16 Dividendos
Julho 0,13 Dividendos
Fevereiro 0,11 JCP
2015
Dezembro 0,13 JCP
Setembro 0,15 Dividendos
Junho 0,09 JCP
Março 0,08 JCP
Janeiro 0,19 JCP
2014
Novembro 0,22 Dividendos
Agosto 0,15 Dividendos + JCP
Abril 0,13 Dividendos
Janeiro 0,23 Dividendos + JCP
2013
 
Setembro 0,13 Dividendos
Março 0,12 Dividendos + JCP
Janeiro 0,18 Dividendos + JCP
2012
Outubro 0,1 Dividendos + JCP
Julho 0,07 Dividendos + JCP
Abril 0,15 Dividendos + JCP
2011
Novembro 0,14 Dividendos + JCP
Agosto 0,07 Dividendos + JCP
Março 0,11 Dividendos
2010
Dezembro 0,12 Dividendos + JCP
Outubro 0,12 Dividendos + JCP
Abril 0,06 Dividendos + JCP
2009
Dezembro 0,08 Dividendos + JCP
Outubro 0,06 Dividendos + JCP
Julho 0,04 Dividendos + JCP
Maio 0,01 JCP
Janeiro 0,01 JCP
2008
Outubro 0,05 Dividendos + JCP
Julho 0,06 Dividendos + JCP
Abril 0,06 Dividendos + JCP
2007
Dezembro 0,02 JCP
Outubro 0,05 Dividendos + JCP
Junho 0,01 JCP
Março 0,03 Dividendos + JCP
2006
Dezembro 0,03 JCP
Outubro 0,02 JCP
Junho 0,02 JCP
Março 0,02 Dividendos

* Até 2013, a Ambev possuía também ações preferenciais
Fonte: Ambev RI

Nos últimos anos, o valor de mercado da companhia tem apresentado variações, como indicam os gráficos abaixo:

1. Defina objetivos de investimento

Antes de comprar ações da Ambev, é importante definir quais são os objetivos do investimento. Há uma diferença muito grande entre as estratégias. É possível investir de olho nos ganhos de curto prazo. É o caso quando as cotações recuam de maneira repentina, em resposta a um evento imediato que não tenha impacto para a empresa no futuro. Pode ser uma chance de comprar as ações a um preço mais baixo.

É uma situação diferente de quem compra ações visando o longo prazo. Normalmente essas pessoas têm a motivação de se tornar sócios de fato da empresa - e ganhar dinheiro conforme ela cresce e lucra.

São duas estratégias distintas. Escolher uma delas é decisivo para definir quando, quanto e a que preço comprar ações da Ambev.

2. Estude perspectivas para Ambev

Para tomar a decisão de comprar ações da Ambev com mais segurança, é importante que você conheça a empresa e as suas perspectivas de performance. As corretoras e casas de análise costumam disponibilizar relatórios de análise com essas informações. Nesse tipo de material, os analistas normalmente traçam um perfil das empresas.

Eles também avaliam os seus resultados financeiros e emitem uma opinião: se acham que é hora de comprar ou de vender os papéis. Os analistas podem indicar ainda que o melhor é “manter”. Em linhas gerais, para quem não tem as ações na carteira, é um sinal para evitar comprá-las naquele momento.

Essa visão geral sobre as perspectivas para as ações muda bastante com o tempo. No primeiro semestre de 2019, cerca de um quinto dos analistas sugeria comprar as ações da Ambev. O restante sugeria manter ou vender.

3. Tenha uma conta em uma corretora

É necessário ter uma conta em uma corretora para poder comprar ações da Ambev. Para poderem enviar ordens de compra e de venda para o pregão, os investidores precisam da intermediação de uma corretora. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3.

É importante verificar o valor das taxas de corretagem antes de escolher a sua corretora. Trata-se de um valor cobrado cada vez que alguém compra ou vende uma ação. Pode ser um valor fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Há corretoras, como a Clear, que não cobram taxa de corretagem. Quanto menor for a taxa de corretagem, menor o impacto dela sobre o resultado das operações.

Para que a corretora execute a sua ordem de comprar ações da Ambev, é necessário manter dinheiro nessa conta. Isso é feito por meio de uma transferência (TED ou DOC) do seu banco para a corretora. Depois, basta acessar o home broker - sistema de negociação online - ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar a ordem de compra. Será preciso informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço. Então, é só esperar até um investidor que possua papéis da Ambev aceitar a oferta.

Invista em ações com taxa ZERO de corretagem: abra uma conta gratuita na Clear!

 

Contato