Em onde-investir

Robôs de investimentos já controlam mais de US$ 200 bilhões ao redor do mundo

Cada vez mais investidores confiam na tecnologia como uma das melhores gestoras disponíveis para seus investimentos

Robô
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O número de ativos financeiros administrados por robôs mundialmente ficou em US$ 222 bilhões em 2017 – mais que o dobro do valor registrado no ano anterior. Isso só pode significar uma coisa: cada vez mais, as pessoas confiam em algoritmos para definir o que fazer com seus próprios patrimônios.

Dentro desta tendência, o Brasil já apresenta iniciativas para participar da revolução tecnológica. Uma delas é o Smarttbot, um robô de investimentos que trabalha tanto para perfis agressivos de investidores como os mais moderados ou conservadores.

Na corretora de investimentos Clear, o investidor já consegue operar com quantos robôs quiser sem pagar corretagem – cobrada pela maioria das corretoras para arcar com os custos operacionais na B3. Isso permite lucrar com as melhores estratégias matemáticas sem grandes perdas relacionadas a esta taxa. Abra sua conta gratuita na Clear, com taxa zero de corretagem!

O que são os robôs de investimentos
Os robôs investidores são softwares criados para operar automaticamente a partir de movimentações do mercado. Programadores desenham situações de causa e efeito cujo propósito é disponibilizar sempre a maior lucratividade possível ao investidor.

Com esses presets, o cliente daquele robô não precisa acompanhar diariamente as movimentações do mercado, nem realizar ele mesmo as negociações durante os pregões. Não é, portanto, a tecnologia que define o que será dos investimentos da pessoa, mas sim um estrategista que desenha a estratégia aplicada.

Antes de selecionar robôs que irão gerir o dinheiro de cada investidor, é necessário conhecer, além do perfil de risco, o nível de conhecimento dessa pessoa no mercado financeiro e sua experiência.

O investidor pode gerar suas próprias estratégias para operar com robôs, mas existem também algoritmos pré-definidos em plataformas já consagradas neste mercado criadas com o auxílio de alguns dos maiores gestores de investimentos do mercado. Na Clear, é possível utilizar algumas dessas estratégias, como as da Smarttbot.

 

Tudo sobre:  Ações  

Contato