Onde investir R$ 100 mil no longo prazo? Assessora de investimentos ensina

A assessora de investimentos Fernanda Zucatelli, da Cash Invest, destaca que – antes de escolher o tipo de investimento – é preciso saber se o investidor já tem uma reserva para emergências

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A redação do InfoMoney recebeu, por email, a dúvida de um jovem de 21 anos em busca de uma opção de investimento no longo prazo para aplicar R$ 100 mil.

A assessora de investimentos Fernanda Zucatelli, da Cash Invest, destaca que – antes de escolher o tipo de investimento – é preciso saber se o investidor já tem uma reserva para emergências, ou seja, aquele dinheiro que pode ser utilizado a qualquer momento, sem prejuízo do rendimento.

Pensando no longo prazo, Zucatelli avalia ser importante preservar ganhos acima da inflação. “Neste sentido, o Tesouro IPCA+ se apresenta como primeira alternativa, porém, é possível obter rendimentos superiores com debêntures de grandes empresas com alta classificação pelas agências de risco, principalmente os destinados a infraestrutura, que são isentos de imposto de renda, e também certificados de recebíveis do Agronegócio (CRA) e certificados recebíveis imobiliários (CRI), que também contam com isenção de imposto de renda, além dos CDBs. Este último conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)”, explica a assessora.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda levando em consideração investimentos no longo prazo e o atual nível das taxas de juros, é importante buscar investimentos mais agressivos, sem deixar de lado a segurança, pondera Zucatelli.

“As ações se apresentam quase que como uma alternativa obrigatória no seu portfólio, principalmente levando em conta a sua idade, idade esta que deve estar associada a uma atitude mais arrojada com os investimentos. Destinar de 10% a 20% deste capital no mercado de ações poderá incrementar substancialmente seus rendimentos”, recomenda a assessora, lembrando que o leitor que enviou a pergunta tem 21 anos.

“A diversificação de investimentos têm se mostrado como a melhor alternativa na busca por melhor performance, e por isto, não se deve colocar ‘todos os ovos na mesma cesta”, destaca Zucatelli.