Conheça os investimentos preferidos dos milionários brasileiros

Anbima mapeia a escolha de mais de 112 mil investidores com montantes elevados de recursos

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O patrimônio do segmento de private banking – que atende investidores com grande volume de aplicação financeira – atingiu R$ 831,6 bilhões em 2016, com 112.036 clientes, segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

A indústria de fundos foi a principal escolha dos mais de 100 mil investidores milionários, com 44% do total dos recursos. Entre os tipos de fundos, prevaleceu a preferência pelos multimercados, com 57% do total dos recursos dos milionários. Dada a possibilidade de variadas estratégias de investimentos nos diferentes mercados e ativos pelos gestores dos fundos multimercados, essa opção vem atendendo a busca por diversificação dos investidores qualificados do private banking, explica a Anbima.

Os aportes em ativos de renda fixa vieram em seguida com 33,8% dos recursos. Esse tipo de investimento teve queda de 1,8% em relação a 2015, refletindo a redução das aplicações em títulos privados, especialmente aqueles com lastro imobiliário.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 “Com a redução da taxa de juros, a tendência é aumentar o interesse pelos fundos multimercados e de ações”, afirma João Albino, presidente do comitê de private banking da Anbima. Destaque para o aumento de 85,1% no volume aplicado em títulos públicos federais, na comparação com 2015, representando 3% das carteiras – a maior participação desde 2011.

Em sentido oposto, os ativos de renda variável, puxados pela alta de 31,3% do Ibovespa, e a previdência aberta receberam mais recursos em 2016 e responderam juntos por pouco mais de 33% da alta nas aplicações de renda variável, que teve participação de 12,6% nos investimentos totais.

 Veja abaixo a distribuição dos investimentos dos milionários brasileiros em 2016:

Continua depois da publicidade

Investimentos Participação no total de recursos
Fundos  44,2%
Renda fixa 33,8%
Renda variável 12,6%
Previdência aberta 9,1%
Outros (poupança e outros investimentos) 0,4%