Especialista aponta melhores tipos de imóveis e dá boas dicas para investir

A localização do imóvel é um dos principais fatores para se levar em consideração ao investir

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O investimento em imóveis é, tradicionalmente, um dos preferidos dos brasileiros. Seja para lucrar com a valorização, ou para alugar, a verdade é que muitos investidores buscam fazer essa aplicação com bastante frequência. Pedro Barreto, diretor da Ativore Global Investments, empresa organizadora do evento de formação de investidores em imóveis Reglobal Investments, comenta como buscar um melhor rendimento nessa modalidade de investimento no exterior, em especial nos EUA.

Você investe bem seu dinheiro? Faça o teste agora

Primeiramente, ele comenta que nem sempre os imóveis de luxo são as melhores aplicações para geração de renda. “Nos EUA, ao contrário do Brasil, a maior parte dos custos operacionais de manutenção dos imóveis alugados, incluindo condomínios, impostos sobre propriedade e seguros são responsabilidade dos proprietários. Dependendo do tipo de propriedade e da sua localização, estes custos podem reduzir significativamente o fluxo de caixa aluguel para o proprietário, chegando mesmo a torná-lo negativo”, atesta.

Em relação à localização, Pedro aponta: “esta análise (da localização) é bastante facilitada pela quantidade e profundidade de informações online e envolve considerações econômicas (é um mercado em crescimento), demográficas (qual o crescimento populacional previsto) e de infraestrutura (escolas, estradas, comércio, entre outros). A segunda visão demanda um conhecimento local”, afirma.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além da localização, o especialista ainda cita outros três fatores-chave na seleção de um imóvel para investimento: preço, taxas de ocupação e valores de locação. “Ao contrário do que acontece em outros mercados, o processo de análise de investimento em imóveis para renda tende a ser pouco profissionalizado e superficial, usando como base a experiência e a intuição pessoal do investidor”, analisa.

Para se proteger de erros, o conselho de Pedro é “contar com a ajuda de bons profissionais. A intuição não é tão efetiva quando o objetivo é internacionalizar carteiras de investimento, pois envolve questões tributárias, culturais, jurídicas e de conhecimento local que podem não ser tão intuitivas”.

 

Continua depois da publicidade

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra