Quer perder dinheiro investindo? É só cometer estes erros

O mercado financeiro é complexo; não caia em armadilhas

Mariana Zonta d'Ávila

SÃO PAULO – Lidar com dinheiro nunca foi e nem será algo fácil. O mercado financeiro é complexo e muitas informações podem ser confusas para alguém que além de ser iniciante na área, só está buscando alguma garantia financeira para o futuro.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diversos fatores influenciam em seus investimentos, desde seu conhecimento na área, suas atitudes no mercado até seu lado emocional. Balancear tudo isso é difícil, e por isso o Business Insider separou uma lista com algumas coisas que você deve evitar quando for montar o seu plano de investimentos:

1- Deixar que as emoções influenciem em suas decisões

Um erro comum de pessoas que investem por conta própria é trocar investimentos no momento errado e deixar que o medo e a ganância dominem suas decisões. ”

Crie um plano com suas metas e objetivos e com a estratégia a ser utilizada. Se algum dia quiser sair do mercado, releia este plano para ter certeza da sua decisão.” – aconselha Todd Douds, diretor de operações da Fort Pitt Capital Group de Pittsburgh.

2- Esquecer das taxas

Os fundos de índices, conhecidos como ETFs (Exchange Traded Funds), revolucionaram o custo de investir em diferentes classes de ativos. Muitos investidores podem ignorar as taxas cobradas para administrar as aplicações, mas ao longo do tempo, valores altos podem interferir na retirada final do seu portfólio.

Mesmo que os custos sejam apenas um dos fatores a serem analisados na hora de se escolher um investimento, eles são importantes e não devem ser desconsiderados.

3- Tentar prever o mercado

Pessoas físicas e até mesmo investidores profissionais acabam caindo na armadilha de tentar prever o futuro do mercado, ou seja, vendem quando o mercado está em alta e compram quando está em baixa.

Foi comprovado, porém, que essas atitudes são muito arriscadas, mesmo que você tenha contato direto com o mundo financeiro. A melhor maneira de investir seria, portanto, através de um balanceamento disciplinado de compra e venda.

4- Colocar todas as suas cartas em uma única jogada

Uma diversificação adequada é a base para um investimento de sucesso. Dividir investimentos entre diferentes classes de ativos (ações, títulos de dívida, commodities, caixa e setor imobiliário) ajuda a reduzir os riscos ao seu portfólio.

5- Não ser paciente

Se o seu objetivo é fazer um pé de meia para a aposentadoria, tenha paciência. Monitorar o seu portfólio todos os dias não vai fazer com que o dinheiro venha.

Segundo Danielle L. Schultz, planejadora financeira certificada da Haven Financial Solutions in Evanston de Illinois, o aconselhável é revisar seus investimentos a cada quatro meses, sempre tendo em mente que é indispensável uma análise constante das empresas.

Aprendeu as lições? É hora de colocá-las em prática: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!