Fazenda diz que atividade da TelexFree sugere Pirâmide Financeira

De acordo com o comunicado, a empresa atrai clientes com a promessa de alta lucratividade em troca de propaganda da marca

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda divulgou nota nesta quinta-feira (14) afirmando que a empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia de Telexfree, comete práticas que sugerem um suposto esquema de Pirâmide Financeira.

De acordo com o comunicado, a empresa de anúncios e tecnologia VOIP (telefonia via internet), que tem sede em Vitória, no Espirito Santo, atrai clientes com a promessa de alta lucratividade por meio da postagem diária de anúncios publicitários da empresa na internet.  De acordo com o comunicado, o MF concluiu que estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores:  o estímulo à economia informal e a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.

“A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular”, afirmou a nota.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta da TelexFree
Em sua página no Facebook, a empresa afirmou  que não faz captação antecipada e, por tal razão não está obrigada a obter a autorização da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Também disse que não pratica a venda de bens ou serviços, motivo pela qual não necessita obter autorização de atividades de comércio e  que “não há incentivo de economia informal, uma vez que a renda que um divulgador obtém é informado diretamente à Secretaria da Receita Federal como sendo renda de pessoa física e assim é tributado, com retenção na fonte e devido recolhimento, de acordo com a tabela própria do Ministério da Fazenda”.

Nota de esclarecimento sobre as atividades da TelexFree