Expectativa de queda de juros e de atuação do BCE beneficiam fundos em julho

Os fundos renda fixa índices tiveram alta de 2,45%, enquanto os do tipo Small Caps registraram elevação de 3,8%

Diego Lazzaris Borges

Brazilian Currency - One Real Coins .

Publicidade

SÃO PAULO – A expectativa de redução dos juros reais e de atuação mais ampla do Banco Central Europeu na compra de títulos soberanos causaram reflexos positivos sobre a indústria de fundos de investimento, de acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

Por meio da publicação Panorama, os economistas da entidade ressaltam que os fracos resultados econômicos do segundo trimestre foram “compensados” com as expectativas em relação aos juros brasileiros e atuação do BCE na Europa. Assim, no mercado de renda fixa, após recuo de 0,5% em junho, o IMA-B, que reflete a valorização da carteira de títulos públicos indexada ao IPCA apresentou alta de 2,88% no mês. Além disso, o IRF-M, que reflete o comportamento da carteira de títulos públicos prefixados, também registrou valorização por conta da trajetória de queda da taxa de juros.

Os fundos renda fixa índices, que seguem o desempenho desses indicadores e cujas carteiras têm exposição concentrada em NTN-B, voltaram a se destacar em julho, com alta de 2,45%.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fundos de ações
A entidade também lembra que a percepção de menor risco de ruptura na zona do euro contribuiu para a alta do Ibovespa (que subiu 3,21% em agosto).

Os fundos ações Small Caps registraram elevação de 3,8% no sétimo mês do ano, a maior da indústria de fundos. Os fundos ações Dividendos também tiveram bom desempenho no mês passado, com alta de 2,26%. No acumulado do ano, esses fundos já valorizaram 13,65%.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip