Lançamentos de hedge funds apresentam maior alta desde 2007

Para presidente do HFR, aumento reflete maior tolerância do investidor ao risco e supervisão das instituições financeiras

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Os hedge funds registraram o maior número de lançamentos desde 2007, a despeito da intensa volatilidade e da incerteza no cenário econômico mundial, de acordo com a HFR (Hedge Fund Research). Nesse cenário, os EUA apresentaram um número maior de lançamentos em relação à Europa, enquanto o Velho Continente apresentou maior número de liquidações. 

Os novos fundos totalizaram 1.113 em 2011, quando tiveram o maior número de lançamentos desde 2007, quando houve a criação de 1.197 novos fundos. O destaque ficou com o período entre outubro e dezembro de 2011, quando foram lançados 270 novos fundos.  

“Muitos hedge funds foram lançados não só como resultado do aumento da tolerância do investidor ao risco, mas também como parte das mudanças regulatórias para as atividades comerciais e do aumento da supervisão das instituições financeiras”, disse o presidente da HFR, Kenneth J. Heinz. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Liquidações
As liquidações de fundos apresentaram queda no quarto trimestre de 2011, com índice de extinção de 190 hedge funds. Entretanto, o número de fundos liquidados aumentou no acumulado do ano, com 775 cancelamentos, enquanto o ano de 2010 apresentou 743 liquidações. 

Em meio ao maior número de lançamentos e de liquidações, o saldo foi positivo, totalizando 9.523 hedge funds. As captações também cresceram, totalizando US$ 2,02 trilhões – um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.

O lançamento de fundos se concentrou em Equity Hedge- em que os investidores compram ativos subavaliados e vendem papéis considerados sobreavaliados, e em Macro Strategies, concentrando lançamentos de, respectivamente, 479 e 265 fundos. Esse aumento é o maior para Equity Hedge desde 2006, e o maior para Macro Strategies desde o começo da divulgação dos dados pela HFR, em 1996. O Equity Hedge também apresentou uma alta taxa de liquiações, com fechamento de 293 fundos, maior número desde 2008, quando 651 foram extinguidos. 

Continua depois da publicidade

Fraca rentabilidade 
O índice HFRI apresentou queda de 5,26% em 2011, com uma forte dispersão. Entretanto, o índice contou com alguns fundos com desempenho positivo. Os fundos com melhor performance tiveram alta de 19,5% no ano, pior desempenho médio desde que o HFR começou a contagem, em 2000, e com um forte declínio em relação à rentabilidade de 58% em 2010 e mais de 100% de 2008 e 2009.

As taxas de gerenciamento dos hedge funds se mantiveram estáveis na comparação trimestral, em 1,57% ao ano, representando declínio de 1 ponto-base na base de comparação anual. As taxas de incentivo médias continuam a cair, para 18,71% no ano, com queda de 1 ponto-base em relação ao terceiro trimestre e 24 pontos-base desde o fim de 2010. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.