Mesmo com queda da bolsa, fundos de ações se destacam em junho

De acordo com dados da Anbima, o maior retorno da indústria foi registrado pelo tipo Ações Dividendos, que renderam 3,06%

Diego Lazzaris Borges

Businessman drawing a stock chart

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo com a queda do Ibovespa no mês de junho, os fundos de ações foram destaque de rentabilidade no sexto mês do ano. De acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), o maior retorno da indústria foi registrado pelo tipo Ações Dividendos, que renderam 3,06%. 

Com valorização de 2,74% e 1,81%, respectivamente, os tipos Sustentabilidade e Governança e Ibovespa Ativo também apresentaram bom desempenho no mês. Já os fundos Ações Livre renderam 1,23% e os do tipo IBrX Ativo apresentaram retorno de 0,89%. Dos fundos de ações, o único tipo que apresentou rentabilidade negativa foi o Ações Small Caps, que recuaram 1,56% no mês passado. 

No mesmo período, o Ibovespa (principal índice da bolsa paulista) recuou 0,25%.

Continua depois da publicidade

Renda fixa
Ainda de acordo com a Anbima, os fundos Renda Fixa Índices registraram rentabilidade negativa de 0,08% no mês passado, impactados, segundo a entidade, pelo recuo de 0,5% do IMA-B (Índice que mede o desempenho das NTN-B).

Já os fundos classificados como Renda Fixa registraram rentabilidade de 0,64% em junho. Os fundos de curto prazo, por sua vez, tiveram retorno médio de 0,64% e os referenciados DI, de 0,65%.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip