Juros altos e crescimento lento vão testar “boom” de crédito privado, diz Howard Marks, da Oaktree

Com preocupações devido ao colapso de bancos regionais, Marks vê oportunidade para sua e outras gestoras intervirem e serem fonte de financiamento

Bloomberg

(divulgação)

Publicidade

(Bloomberg) – O cofundador da Oaktree Capital Management, Howard Marks, alertou que taxas de juros mais altas e crescimento econômico mais lento testarão o boom do crédito privado, informou o jornal Financial Times.

Warren “Buffett diz que é só quando a maré baixa que você descobre quem estava nadando nu”, disse Marks. “A maré ainda não baixou nos empréstimos privados, o que significa que as carteiras não foram testadas”.

Grandes gestores de ativos competiram agressivamente para conceder empréstimos a private equity em 2020 e 2021, levantando questões sobre due dilligence, disse ele.

Continua depois da publicidade

“Os gestores tomaram boas decisões de crédito, garantindo uma margem de segurança adequada, ou investiram rápido porque poderiam acumular mais capital? Veremos”, disse Marks em entrevista ao FT.

Com os bancos preocupados com empréstimos após o colapso de alguns bancos regionais, Marks vê uma oportunidade para a Oaktree e outros intervirem e fornecerem financiamento, disse ele.

“Agora você tem taxas de juros significativas e alguma escassez de capital, já que os bancos estão restritos”, disse Marks. “Este é um bom clima… Você pode obter retornos de ações a partir de dívidas agora e, quando investe em dívida, tem um nível muito mais alto de certeza de retorno em relação à propriedade de equity.”

Continua depois da publicidade

©2023 Bloomberg L.P.