Pesquisa realizada pela BlackRock revela otimismo dos investidores brasileiros

A maioria dos brasileiros (64%) descreveu seus futuros financeiros em termos positivos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do cenário volátil no Brasil, os brasileiros permanecem mais otimistas do que o resto do mundo, no que diz respeito ao seu futuro financeiro. Na situação atual da economia brasileira, a inflação e a instabilidade política são as principais preocupações. Os brasileiros colocaram na sua lista de prioridades, economizar dinheiro para garantir uma vida confortável na aposentadoria, de acordo com o mais recente Global Investor Pulse da BlackRock.

 “Apesar da volatilidade que vimos em 2015, que esperamos continuar este ano, fomos agradavelmente surpreendidos que os latino-americanos mantiveram-se positivo e focados nas coisas certas quando se tratava de seu futuro financeiro”, disse Armando Senra, Diretor Executivo, responsável pela BlackRock na América Latina e Países Ibéricos. “Nós também aprendemos que existe uma grande oportunidade para os investidores ao assumir mais diversificação e exposição internacional em suas carteiras para melhor prepará-los para os objetivos de longo prazo.”

A maioria dos brasileiros (64%) descreveu seus futuros financeiros em termos positivos, mesmo com esse número sendo menor do que o de 2014 (77%), ele permanece bem acima da média global (56%). Da mesma forma, 76% dos brasileiros estão confiantes de que eles estão fazendo as decisões corretas sobre as suas poupanças e investimentos, em comparação com os demais investidores latinos-americanos (63%) e globais (53%).  

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dos riscos financeiros citados, a situação da economia (62%) e o alto custo de vida (55%), seguido por aumentos nos impostos (49%), inflação (48%) e de instabilidade política (46%) se classificaram como as principais preocupações.

Altamente engajados, mas não tomando as decisões certas

Enquanto a maioria dos brasileiros (65%) já começaram a poupar para a aposentadoria e estão confortáveis fazendo suas próprias decisões de investimento (76%), eles possuem uma concentração muito grande em dinheiro (67% , em comparação com 59% globalmente) e muito pouco em ações (5%, em comparação com 15% globalmente) ou títulos (5 % vs. 6% globalmente), para atingirem seus objetivos de aposentadoria. Apesar disso, mais da metade (73%) disseram que estão muito confiantes sobre serem capazes de atingir o seu rendimento anual necessária na aposentadoria.

Continua depois da publicidade

 Os brasileiros estão conscientes de que devem deter menos dinheiro do que eles têm atualmente. No entanto, eles estão concentrados em dinheiro, devido ao risco de perder dinheiro, sendo capaz de tirá-lo facilmente e não ter dinheiro suficiente para investir em outro lugar. Além disso, os brasileiros não estão familiarizados com outros investimentos (18%) que os impede de tomarem melhores decisões de investimento. Quase metade disseram que possuem apenas poupança e sem investimentos.

Entre aqueles que investem as suas poupanças, apenas uma minoria dos investidores (31%) têm exposição internacional e quase todos os investimentos (96%) estão em produtos locais. No entanto, os brasileiros querem expandir essa exposição. Uma maneira de oferecer uma solução para diversificação é através de Exchange Traded Funds (ETFs), apenas 37% dos entrevistados estão familiarizados com este instrumento de investimento e 13% investem nele. Vale a pena mencionar que 90% consideram investir nestes produtos no futuro.