Saiba porque ETFs são uma boa forma de começar a operar na bolsa

Taxa menores e possibilidade de diversificar são algumas das vantagens, confira

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das razões que atraem investidores para os Fundos de Índices (ETFs, na sigla em inglês) é seu baixo custo. Enquanto os fundos tradicionais cobram uma taxa de administração de 2% a 3%, os ETFs cobram taxa decimais, em geral, de 0,3% a 0,6%. O que faz deles uma aplicação mais eficiente.

Os ETFs são uma forma barata de diversificar. Quando alguém investe na ação de uma empresa, ele fica dependente do desempenho daquela empresa, que pode ir muito bem superando a média do mercado. Mas também pode ir muito mal ou no pior cenário até mesmo falir. E no atual cenário econômico, com aumento da imprevisibilidade, agravado por questões políticas e até mesmo judiciais, no caso de operações como a Lava Jato, ninguém quer ficar assim tão exposto.

Além de ser uma boa forma de diversificar, os ETFs permitem que o investidor tenha um bom retorno. Estudo realizado pela Magnetis (plataforma de investimentos online) mostrou que entre 2000 e 2015, os fundos de ações com gestão ativa produziram um retorno anual médio de 7,93% enquanto os ETFs obtiveram 12,71%, ou seja, quase 5 pontos percentuais a mais.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com algumas exceções, os fundos de índices não exigem um valor mínimo, sendo possível comprar uma única cota. Essa facilidade torna o ETF um instrumento particularmente interessante para o pequeno investidor.

Como comprar

Os Fundos de índice podem ser operados por intermédio de uma corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários devidamente habilitada e pertencente ao sistema de distribuição de valores mobiliários, seja diretamente ou através de um home broker.

Continua depois da publicidade

Para lançar a ordem basta seguir exatamente o mesmo procedimento para comprar ações: escolher o papel, a quantidade, o preço e enviar a ordem. Depois é só acompanhar o livro de ofertas e verificar se sua ordem for executada.

A negociação das cotas dos Fundos de Índice ocorre na BM&FBOVESPA durante o horário de funcionamento do mercado e os recursos serão depositados na conta do investidor em três dias úteis (prazo padrão para ações na Bolsa). As corretoras praticam taxas de corretagem diferentes. Por isso, consulte-as antes de fazer o seu investimento.

Confira a lista de todas as corretoras de valores registradas na BM&FBovespa. 

Como usar ETF em sua carteira

Os ETFs são extremamente versáteis. Muitos investidores usam para perseguir objetivos de longo prazo, como o financiamento de sua aposentadoria. Mas, assim como as ações, é possível fazer operações de curto prazo também. Os ETFs permitem que se opere comprado ou vendido, ou seja, ganhar com a alta ou a queda do mercado. Essa pode ser uma boa estratégia para quem deseja ganhar com a volatilidade do mercado. 

Para mais informações, acesse aqui

Confira também a página da BlackRock, mais gestora mundial de ETFs