ETF que espelha S&P 500 valorizou quase 50% em 2015

Dólar faz com que fundo seja único com resultado positivo entre todos ETFs da BM&FBovespa

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – O ano de 2015 foi um daqueles que muitos brasileiros preferem esquecer. Até projeções que pareciam pessimistas demais não conseguiram refletir o que de fato ocorreu. A Bovespa encerrou o ano com uma retração de 13,31%, o quinto ano consecutivo de queda, mas houve quem conseguiu lucrar apesar desse cenário nebuloso.

A alta do dólar que para muitos foi motivo de preocupação, para alguns representou ganhos excepcionais. Esse é o caso de quem investiu no ETF que espelha o S&P 500, índice que representa as 500 maiores empresas listadas em bolsa nos EUA. Apesar do resultado ruim do índice que fechou o ano com uma leve queda de 0,73%, quem investiu nesse fundo no Brasil teve uma rentabilidade de 47,44% em 12 meses, impulsionada pela alta do dólar.  

Para quem acredita que o dólar deve continuar se valorizando em relação ao real, essa pode ser uma boa aposta para 2016. Vale ressaltar que embora este ETF seja muito pouco transacionado na Bovespa, não é difícil negociá-lo, já que ele possui um Formador de Mercado. Entre diversas obrigações que possui, o Formador de Mercado precisa negociar pelo menos uma vez por dia o ativo.

Continua depois da publicidade

Gerido pela BlackRock, maior gestora de recursos do mundo, o ETF do S&P500 é negociado na Bovespa e pode ser comprado direto pelo home broker pelo código IVVB11. O fundo é acessível apenas para investidores qualificados, com investimentos a partir de R$ 1 milhão e a taxa de administração cobrada é de 0,27% a.a.

Quer saber mais dicas de investimentos? Então acesse o especial criado pela equipe InfoMoney “Onde Investir 2016”. Nesse material é possível baixar um conteúdo com dicas de onde investir em ações, renda fixa e outros mercados. Criamos ainda um material de perspectivas 2016, com temas que valem a pena o investidor ficar de olho. Acessando esse material, você pode ver ainda entrevistas com os principais economistas do país e saber quais as previsões de cada setor para 2016.

Acesse o material e baixe a Carteira Infomoney 2016 gratuitamente aqui