“Investidor perde ótimas chances por puro medo”, diz especialista sobre aplicar fora do Brasil

Livia Mansur comenta que a maior parte das pessoas acredita, de maneira incorreta, que é ilegal investir nos EUA

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo sabe que os EUA são a maior economia do mundo. Isso faz com que eles também tenham o maior mercado de investimentos do planeta, seja via ações, fundos de investimentos, renda fixa ou imóveis. No entanto, o que a maior parte dos brasileiros não sabe é que é possível investir na terra do Tio Sam e abrir seu portfólio de investimentos para um universo muito maior.

A especialista no assunto e professora do InfoMoney Educação Livia Mansur conta que a possibilidade de investir em um mercado muito maior do que o Brasil é o maior diferencial na hora de pensar em investir no exterior. “O investidor que gosta de aplicar em ações provavelmente perdeu dinheiro no Brasil nos últimos anos. Enquanto isso, nos EUA, esse mercado subiu muito”, comenta.

Além disso, outro destaque de aplicar nos EUA é a possibilidade de dolarizar os investimentos. “Os brasileiros investem menos no exterior em relação a outras economias da América Latina. Contudo, as pessoas já perceberam que muitas de suas necessidades financeiras são em dólar, seja uma viagem, um dispositivo tecnológico ou mesmo um curso no exterior. Assim, nada mais natural do que ter uma parte do dinheiro aplicado em dólar”, atesta Livia.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A especialista acredita que uma das principais barreiras para o investidor colocar seu dinheiro nos EUA é a falta de conhecimento. “Muita gente acredita que é ilegal colocar seu dinheiro nos EUA e acaba ficando com medo de fazer isso. Além disso, a maioria das instituições financeiras exige volumes demasiadamente altos para investir no exterior e isso acaba dificultando para muitas pessoas”, pontua. “O investidor brasileiro perde ótimas chances por puro medo de aplicar fora do Brasil”, comenta Livia.

Para quem tem de US$ 100 mil a US$ 200 mil para investir, a sugestão da especialista é procurar uma instituição financeira com um suporte para esse tipo de investimento, com uma equipe de analistas e advogados que possa ajudar nisso. Já para quem tem menos volume, o melhor é procurar o máximo de informação possível, ler sobre o assunto, e começar devagar, com pouco dinheiro, para assim entender melhor como funciona o mercado.

Livia comenta que tem percebido um aumento da procura das pessoas para investir nos EUA. “Vemos muitos profissionais do mercado financeiro brasileiros em Miami, cada vez mais. E isso acontece justamente por causa dessa demanda”, comenta. Ela ainda alerta que o investidor deve estar preparado para investir em um mercado que é completamente diferente do brasileiro em produtos financeiros e expectativa de rentabilidade. “O brasileiro tem uma cabeça muito diferente do americano e é preciso se adaptar”, aconselha.

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre investimentos nos EUA? Inscreva-se em Workshop gratuito com Livia Mansur e Leandro Ruschel para entender o assunto