Tenho 17 anos e quero investir para dar entrada em um apartamento; onde aplicar?

Jose Carlos Silva Alves Cravo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 17 anos e estou poupando para dar entrada em um bom apartamento daqui a 13 anos. Com qual montante devo começar a investir e onde devo aplicá-lo?

Leitor: Joel

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Jose Carlos Silva Alves CravoCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Prezado leitor, considerando que o seu horizonte de investimento é de longo prazo (mínimo de 13 anos) e que você só irá precisar do recurso para dar entrada na compra do apartamento, sugiro que você considere algumas opções do Tesouro Direto.

Falo do Tesouro Direto pois, além de proporcionar rendimentos em sintonia com o mercado, possui um grande atrativo que é o valor mínimo de investimento, ou seja, a partir de R$ 30,00 o investidor pode comprar a fração de um título.

Continua depois da publicidade

Para ser mais especifico, vamos nos ater apenas na modalidade do Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) que é um título que irá te proporcionar uma rentabilidade real, pois seu rendimento total possui uma parte pós-fixada (acompanha a variação da inflação, ou seja, IPCA) e outra parte prefixada (taxa de juros definida no ato da contratação), por exemplo: IPCA (9% a.a.) + taxa prefixada (6%a.a.).

Outro atributo importante do título é que você receberá o valor investido acrescido da rentabilidade na data de vencimento ou resgate do título, ou seja, o pagamento ocorre de uma só vez, no final da aplicação.

Em termos práticos, a sua rentabilidade total sempre será superior à variação da inflação, desde que você permaneça com o título até o vencimento.

Não aconselho que você venda o título antecipadamente, pois o Tesouro Direto irá te pagar o valor de mercado, de modo que a rentabilidade poderá ser maior ou menor do que a contratada na data da compra.

Em relação ao montante a ser aplicado, primeiramente precisamos identificar a sua disponibilidade para aportes mensais. 

Diante do exposto, sugiro que você realize uma simulação de rentabilidade no site do tesouro no link http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-calculadora, pois irá te auxiliar no planejamento de aportes no título.

Procure um banco ou corretora, se informe sobre as condições para aquisição do título e não deixe de verificar a taxa de custódia que será cobrada para manter seus títulos (no site do tesouro, existe uma relação das instituições com as taxas praticadas).

Lembrando que quando se tratar de maior de 16 e menor de 18 anos não emancipado, a conta junto às instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto poderá ser aberta pelo próprio menor, desde que assistido pelo seu responsável legal.

Por fim gostaria de parabenizá-lo por desde cedo procurar orientação para o seu planejamento financeiro, tenho certeza que você colherá bons frutos em sua vida com esse tipo de atitude.

Jose Carlos Silva Alves Cravo, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.

 

Leia também

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra