Qual o melhor investimento para os R$ 30 mil que tenho na conta?

Talita Barbosa da Silva, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta
Possuo R$ 30 mil e gostaria de saber qual a melhor opção de investimento, tendo em vista que não tenho intenção de utilizar esse dinheiro nos próximos 12 meses.

Leitor: José

Resposta de Talita Barbosa da SilvaCFP, Planejadora Financeira Certificada pelo IBCPF
Sr. José,

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inicialmente é importante identificar qual o seu comportamento em relação aos investimentos, se há uma aversão a riscos ou uma propensão a riscos em busca de ganhos maiores. Conhecer o seu perfil de investidor é primordial para uma recomendação mais assertiva. 

Outro ponto a ser avaliado é se esse recurso será uma reserva para imprevistos. Se for esse seu objetivo é preciso optar por produtos acessíveis para resgate imediato como Fundo DI, CDB DI ou Compromissada DI. Por mais que não esteja nos seus planos usar antes de um ano, é indicado ter recursos suficientes para cobrir no mínimo três meses de despesas essenciais.

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são opções para quem prefere manter segurança nos investimentos com o benefício da isenção do Imposto de Renda e garantia do Fundo Garantidor de Crédito para aplicações de até 250 mil. O prazo mínimo de carência é atualmente de 90 dias. A dificuldade é encontrar bancos ou corretoras que tenham lastro para emitir esses títulos. Isso se deve a fraca atividade econômica que inibe a tomada de crédito de empresas imobiliárias ou agrícolas.

Continua depois da publicidade

Como alternativa para a escassez das letras, há na linha mais conservadora também a opção de Certificado de Depósito Bancário (CDB). É importante ressaltar que nessa aplicação incide o Imposto de Renda de 17,5% para o período de 361 dias até 720 dias. Para exemplificar, considerei o CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro) de junho de 2015 (1,06). Se o banco remunera 98% do CDI, o cliente perceberia um rendimento bruto de 1,04 e líquido de 0,86 no referido mês.

Caso haja uma disposição para tentar retornos superiores em aplicações mais elaboradas, uma alternativa são os COE (Certificados de Operações Estruturadas), uma modalidade inovadora que mescla Renda Fixa e Renda Variável podendo ser indexada a cotação do dólar, a inflação e até ao índice da Bolsa de Valores. Um exemplo de COE vinculado ao dólar garante ao cliente que haverá um ganho proporcional a alta do preço do ativo, sem limites. Se no prazo da operação o dólar subir 14%, o cliente tem o rendimento deste mesmo percentual. Em uma eventual queda do preço do ativo o investidor recebe o percentual do capital protegido contratado. O principal benefício é a possibilidade de acessar novos mercados protegendo o capital investido total ou parcialmente, diversificando assim o portfólio de investimentos.

Talita Barbosa da Silva, é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.