Estou começando a investir agora; por onde devo começar?

Gabriel Rodrigues Matos, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Gostaria de algumas dicas para quem está começando a investir agora. Estou no início da minha carreira profissional e ainda não disponho de muito dinheiro, procuro investimentos não muito caros. Quanto tempo será necessário para fazer o meu dinheiro render?

Leitor: Ariel

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Gabriel Rodrigues Matos, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Primeiramente, parabéns pela iniciativa de começar a investir e buscar conhecimento. O próximo passo a ser tomado é apurar o seu perfil de investidor preenchendo o questionário de “Análise de Perfil de Investidor”, que é de utilização obrigatória pelas instituições financeiras.

Após o resultado e com a ajuda de um planejador financeiro, você escolherá os ativos que mais se adéquam ao seu perfil e objetivo. O fato de iniciar com valores baixos, não lhe impede de ter acesso a boas alternativas. Se procurarmos fundos de investimento para baixas quantias nos grandes bancos, devido as altas taxas de administração cobradas e ao imposto de renda devido, poderemos chegar à conclusão equivocada de que a melhor opção seria a caderneta de poupança, que hoje tem retorno inferior a inflação, ocasionando ao investidor a perda do poder de compra.

Continua depois da publicidade

Através do Tesouro Direto é possível que qualquer pessoa física adquira títulos públicos da dívida brasileira por valores a partir de trinta reais. As características dos títulos variam e podem atender aos diversos tipos de cenário econômico, perfil de risco e prazos para o investimento. Para participar é necessário abrir uma conta em uma corretora que opere esta modalidade. Preste bastante atenção nos custos, pois variam bastante.

Além do Tesouro Direto, algumas casas distribuem fundos de renda fixa e multimercado com taxas de administração justas e desempenho acima da média do mercado. Procure fundos com taxa de administração de até 1,5% quando falamos de renda fixa e de no máximo 2% quando falamos de Multimercado. Também são boas opções os títulos privados (LCI, LCA e CDB) de emissores de segunda linha indexados ao CDI, eles contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até o limite R$250.000 por instituição financeira.

Para um perfil de risco mais agressivo e visando um prazo maior, minha sugestão inicial seria um bom fundo de ações, através dele é possível ter o capital diversificado com pequenos valores, além de poder contar com uma gestão especializada. Por se tratar de um mercado mais volátil, é importante fazer aplicações regulares, assim minimizando o impacto das oscilações.

A medida que você adquirir conhecimento e a sua capacidade de investir aumentar, maiores possibilidades surgirão. O importante é dar um passo de cada vez e sempre buscar ajuda de profissionais qualificados. Espero ter ajudado e desejo muito sucesso!

Gabriel Rodrigues Matos é planejador financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br